Projeto São José capacita empresas de ATER para uso da Lista de Verificação Ambiental

12 de maio de 2025 - 12:43 # #

Texto e Fotos: Elane Lima - Ascom PSJ

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), por meio da assessoria de Gestão Ambiental do Projeto São José (PSJ), promoveu capacitação voltada para as empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) sobre a aplicação da Lista de Verificação Ambiental (LVA) nos projetos produtivos apoiados.

A LVA é uma ferramenta integrante do Marco de Gestão Socioambiental do Projeto São José, concebida de acordo com as diretrizes do Banco Mundial. Sua principal função é antecipar e avaliar possíveis riscos ambientais dos subprojetos, garantindo que aspectos fundamentais — como localização, licenciamento, regularização fundiária e a presença de comunidades em situação de vulnerabilidade — sejam considerados desde o início das ações.

A LVA é essencial para garantir que os projetos da agricultura familiar promovam não só o desenvolvimento econômico, mas também a preservação ambiental, o uso responsável dos recursos naturais e o respeito aos direitos das populações envolvidas”, afirma Gislane Mendes, assessora de Gestão Ambiental do PSJ.

Durante a formação, foram apresentados às empresas, os critérios de preenchimento da LVA e discutidas estratégias para a aplicação de boas práticas socioambientais. A iniciativa busca reforçar a qualidade técnica dos projetos executados, promovendo sustentabilidade e inclusão no meio rural cearense.

A Lista de Verificação Ambiental – LVA funciona como um verdadeiro ‘raio-x’ da comunidade. Ela permite que, antes mesmo da execução dos projetos, tenhamos informações necessárias para a implantação do empreendimento, considerando aspectos como localização, regularização fundiária, necessidade de licenciamento e a presença de grupos vulneráveis sejam considerados e respeitados”, pontua Érica Lopes, técnica da empresa Centro de Estudos e Assistência às Lutas do/a Trabalhador/a Rural (Cealtru).

Momentos como esse alimentam a equipe com conhecimento e fortalecem a atuação no território. É também uma forma de reafirmar o compromisso do Projeto São José com uma agricultura familiar que une produtividade, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente”, conclui Adriano Maciel, técnico do PSJ.

A capacitação marca mais um passo do Projeto São José na consolidação de uma política pública orientada por boas práticas e pela valorização da agricultura familiar como pilar de desenvolvimento sustentável no Ceará.