Missão do Banco Mundial acompanha avanços do Projeto São José no Ceará

13 de maio de 2025 - 22:34

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) recebeu, nesta segunda-feira (12), a equipe do Banco Mundial para a abertura de mais uma missão de supervisão do Projeto São José. A agenda segue até sexta-feira (16) com uma série de visitas técnicas e reuniões estratégicas para acompanhar a execução das ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar no Ceará.

A recepção à missão contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, acompanhado pelo coordenador do Projeto São José, professor Lafaete Almeida, e pelos secretários executivos Marcos Jacinto (Desenvolvimento Agrário), Taumaturgo Júnior (Planejamento e Gestão) e Irineuda Lopes (Fomento Produtivo e Agroecologia). Também participaram da acolhida representantes do Instituto Agropolos do Ceará, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), além de técnicos do Projeto São José.

“Durante a última missão, ficou decidida a prorrogação do prazo de execução do projeto, tendo em vista o atraso gerado desde a pandemia de Convid-19. Nossa equipe está à inteira disposição para exibir todos os detalhes do andamento das ações a fim de que possamos fazer um ajuste fino. Temos diversas obras de abastecimento de água, módulos sanitários, ações junto a mulheres e fortalecimento produtivo com os planos de negócios das organizações da agricultura familiar. Todos esse trabalho tem sido feito com rigor e a missão vem justamente para potencializar a execução”, afirmou o secretário Moisés Braz.

A equipe do Banco Mundial é liderada por Marie Paviot, economista agrícola sênior da instituição, e avalia os resultados, desafios e perspectivas do Projeto São José, que tem como foco a inclusão produtiva, o fortalecimento das organizações da agricultura familiar e a adaptação às mudanças climáticas no semiárido cearense.

Ao longo da semana, a Missão Arrocha irá percorrer comunidades beneficiadas, dialogar com associações e cooperativas rurais, além de revisar indicadores e estratégias de implementação do projeto. O objetivo é garantir que os investimentos financiados pelo Banco Mundial estejam promovendo desenvolvimento sustentável, geração de renda e segurança alimentar no campo cearense.

O Projeto São José é uma das principais políticas públicas do Governo do Estado do Ceará para o fortalecimento da agricultura familiar, com apoio técnico e financeiro do Banco Mundial.