Governo do Ceará inaugura sistemas de abastecimento em Monsenhor Tabosa

14 de maio de 2025 - 19:01

Texto: Glauber Sobral / Fotos: Breno Sousa

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), inaugurou dois sistemas de abastecimento de água (SAA) no distrito de Olho D’Água dos Soares, em Monsenhor Tabosa, na quarta-feira (14). A solenidade foi presidida pelo secretário da SDA, Moisés Braz, e contou com participações de gestores municipais e moradores beneficiados da região.

Com um investimento total de R$ 2,5 milhões, os sistemas irão beneficiar 142 famílias de duas comunidades. “É com grande alegria que entregamos esses dois sistemas de abastecimento de água aqui em Monsenhor Tabosa. Mais de 150 famílias agora têm a oportunidade de contar com água em suas casas, um direito essencial que transforma vidas. Reafirmo o compromisso da SDA e do Governo do Ceará em seguir investindo em políticas públicas que garantam o acesso à água para todos os cearenses”, destacou o secretário Moisés Braz.

Morador da comunidade Olho D’Água dos Soares, o agricultor Francisco do Nascimento Sousa comemorou a chegada da água encanada. “Antes, a gente sofria muito. Até ontem era preciso comprar água de carro-pipa. Esses sistemas chegaram em boa hora. Ter água pertinho de casa é uma bênção. É uma alegria imensa, porque sem água a gente não vive”, disse o produtor familiar.

Sistemas de abastecimento

O Sistema de Abastecimento de Água da comunidade de Ingá vai beneficiar 84 famílias, com captação a partir de um ponto de injetamento de água fornecido pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Já o sistema que atende às comunidades de Olho D’Água/Matadouro irá contemplar 58 famílias e tem como fonte um poço com vazão de 3,56 m³/h. Ambos os sistemas contam com rede de adução e distribuição, reservatórios elevados e ligações hidrometradas, garantindo mais eficiência e segurança no fornecimento.

No momento da entrega dos equipamentos, a jovem Laura Chaves, da comunidade Ingá, relembrou com emoção a assinatura da ordem de serviço que marcou o início dos sistemas de abastecimento. “Estive aqui no ano passado, e hoje vivemos a alegria de receber essa conquista que vai facilitar a nossa vida. Agora temos água presente nas nossas torneiras. É um sentimento enorme de gratidão fazer parte desse momento tão especial, de um projeto tão esperado por tantos anos pela nossa comunidade”, destacou.

A coordenadora da Coágua (Coordenadoria de Abastecimento de Água e Esgotamento da SDA), Odalea Severo, ressaltou a importância da ação para o fortalecimento da agricultura familiar. “Garantir água ao povo do campo é fundamental. Estamos entregando dois sistemas que vão beneficiar mais de 150 famílias com acesso direto à água em suas casas. Essa é uma ação concreta de convivência com o semiárido, reafirmando que água é um direito que deve ser assegurado às famílias do sertão do Ceará”, afirmou.