SDA participa do 1º Encontro Nacional do PAA Indígena em Brasília 

16 de maio de 2025 - 11:00

Texto: Airama Miranda e Marcel Bezerra/ Fotos: Secretaria de Saúde Indígena (Sesai)

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) marcou presença no 1º Encontro Nacional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena, realizado nos dias 13 e 14 de maio, no auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Brasília, O evento reuniu lideranças indígenas, gestores estaduais e representantes de instituições parceiras para debater estratégias de fortalecimento da segurança alimentar e da produção indígena.

Desde 2023, o PAA Indígena já destinou mais de R$ 60 milhões à compra de alimentos provenientes da agricultura familiar indígena. A iniciativa vem promovendo renda, autonomia e respeito aos modos de vida tradicionais dos povos originários.

Durante o encontro, a SDA reforçou seu compromisso com o desenvolvimento rural sustentável e com o apoio às políticas públicas que garantem o protagonismo indígena na produção de alimentos saudáveis e culturalmente adequados.

A titular da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (Codece), Regma Queiroz , destacou o papel da SDA na articulação política para garantir o acesso dos povos indígenas às políticas públicas. “Na SDA, temos o compromisso de fortalecer as cadeias produtivas da agricultura familiar com respeito à diversidade cultural e territorial dos povos indígenas. Este encontro reafirma a importância da articulação entre os entes federativos para ampliar o acesso das comunidades indígenas às políticas públicas de comercialização, cooperativismo e economia solidária”, frisou. 

Já a coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos, modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA-CDS), Marcella Escobar, destacou o aspecto estratégico do programa. “Participar do 1º Encontro Nacional do PAA Indígena foi uma oportunidade fundamental para escutar diretamente das lideranças indígenas como o programa tem transformado realidades. O PAA Indígena é mais do que uma política de compra de alimentos é uma ferramenta estratégica para promover soberania alimentar, geração de renda e valorização dos saberes e territórios tradicionais”, finalizou.