SDA lança plantas modelo para facilitar legalização de agroindústrias

20 de maio de 2025 - 16:28

 

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Projeto São José e a Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), disponibiliza gratuitamente plantas modelos para estabelecimentos de produtos de origem animal e vegetal. O material está acessível no site oficial da SDA (www.sda.ce.gov.br), na seção de publicações.

O principal objetivo da iniciativa é facilitar o processo de legalização e certificação de agroindústrias em todo o estado do Ceará. “As plantas foram elaboradas para atender às exigências da legislação sanitária, sendo um suporte essencial para produtores de pequeno e médio porte, associações e cooperativas que buscam o Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (SIE)”, afirma o coordenador da Coordenadoria de Apoio as Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep) da SDA, Vital Neto.

“Essa ação conjunta reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável da agricultura e da pecuária, promovendo a valorização dos produtos locais e a segurança alimentar da população”, avalia o secretário da SDA, Moisés Braz.

O desenvolvimento das plantas contou com a colaboração de profissionais da Codep/SDA, do Projeto São José e da Adagri. O trabalho envolveu uma análise detalhada das necessidades dos empreendimentos agroindustriais no estado, considerando experiências anteriores e desafios enfrentados por produtores locais. Projetos-piloto e adequações em unidades já existentes serviram de base para garantir a eficiência dos novos modelos.

 

Benefícios para produtores

 

As plantas padronizadas abrangem diferentes tipos de estabelecimentos, e incluem abatedouros de ovinos, caprinos, suínos e bovinos, casas de mel para extração e processamento, unidades de beneficiamento de pescado e estabelecimentos de processamento de leite e derivados.

“Cada modelo foi desenvolvido com foco em boas práticas de higiene, segurança alimentar e eficiência operacional. Além disso, a padronização dos fluxos de produção facilita a obtenção do SIE e reduz custos com projetos individuais”, afirma Márcio Peixoto, técnico da Codep/SDA.

 

Impacto na Agroindústria Cearense

 

De acordo a SDA, essa iniciativa visa não apenas o cumprimento das normas sanitárias, mas também o fortalecimento da agroindústria local. “Essa padronização é fundamental para que produtos de origem animal e vegetal cheguem ao consumidor com qualidade e segurança. Além de baratear custos, garante que os empreendimentos já nasçam legalizados do ponto de vista técnico”, destacou Vital Neto.

Para acessar as plantas, basta visitar o site da SDA (www.sda.ce.gov.br), na seção de publicações. O material está disponível para qualquer interessado, incluindo prefeituras, cooperativas, associações e pequenos produtores. “Essa democratização da informação representa um avanço significativo no apoio técnico ao setor agroindustrial do Ceará”, classifica Márcio Peixoto.