SDA sedia reunião para organizar a 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

1 de julho de 2025 - 16:51

Texto e fotos: Ascom SDA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) sediou uma reunião estratégica para a formação da comissão organizadora Estadual da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, em Fortaleza, nesta terça-feira (1º). O encontro reuniu representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e secretárias do Governo do Ceará.

A reunião foi presidida pelos secretários executivos da SDA, Marcos Jacinto e Irineuda Lopes, que destacaram a importância da mobilização e do diálogo para garantir a ampla participação popular no processo preparatório da conferência.

Segundo Marcos Jacinto, a reunião teve como objetivo iniciar o debate para a constituição da comissão que, junto com a SDA e a Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), será responsável por coordenar e mobilizar as etapas da conferência no Ceará.

“Realizamos uma reunião com um conjunto de movimentos, organizações sociais e outras secretarias do governo do estado, com o objetivo de iniciar o debate de formação da comissão organizadora estadual para a 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. É o momento de apresentar a proposta da terceira conferência e, a partir daí, promover esse diálogo para constituir essa comissão que coordenará e mobilizará as conferências no nosso estado”, explicou Jacinto. Ainda conforme o secretário, o estado realizará 14 conferências territoriais, uma em cada região de planejamento para debater a temática.

Para a secretária executiva Irineuda Lopes, o principal desafio está na mobilização e participação da diversidade de atores nos territórios do Ceará. “O objetivo desse encontro foi apresentar o calendário e o funcionamento das conferências nos territórios, além de reforçar o papel da comissão na mobilização. A participação dos movimentos sociais é fundamental para articular e garantir que as pessoas participem. A conferência estadual e a nacional só terão sucesso se houver um processo forte nos territórios”, afirmou a secretária.

Conforme Irineuda Lopes, um dos temas centrais da conferência será a agroecologia, que deverá nortear o plano nacional e as ações conjuntas dos governos federal e estadual. “A conferência tem o objetivo de fortalecer esse diálogo e apontar para o compromisso de chamar a sociedade para participar dos debates, tanto na conferência estadual quanto na nacional, especialmente nos territórios”, concluiu.

A reunião contou com a participação de representantes do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) e da Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa), ambas vinculadas à SDA, além da Secretaria dos Povos Indígenas (Sepin), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).