SDA instala sete unidades demonstrativas de mandiocultura no Ceará

2 de julho de 2025 - 10:51

Texto e fotos: Ascom SDA

O Governo do Ceará, via Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), tem garantido suporte à instalação de unidades produtivas (UD’s) de mandiocultura. Sete unidades foram instaladas em solo cearense: Mauriti, Fortim, Pacajus, Itapipoca, Acaraú, Martinópole e Araripe.

O secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, ressaltou que a instalação de UDs está ligada ao fortalecimento da mandiocultura no Ceará. “A Unidade Demonstrativa é um espaço estratégico de produção, pesquisa e estudo, que nos permite sistematizar informações e qualificar nosso apoio como política pública, fortalecendo a atividade no campo com mais produtividade e retorno para agricultores e agricultoras”, frisou.

Cariri

No Distrito de Olho D’Água, em Mauriti, está instalada uma das sete unidades que potencializam a cadeia produtiva da mandioca no Cariri. No Cariri Leste, a cidade desponta como uma potência no ciclo de produção de mandioca no Ceará. O marco é celebrado pelos produtores da região, destaca o presidente da Associação Comunitária São Francisco do Sítio Deserto, Mário Flávio.

“Nesta unidade, a gente consegue observar o desenvolvimento da planta ao comparar com outras áreas que ainda não fizemos o trabalho. Nós estamos muito ansiosos em busca dos resultados oficiais da UD. É uma satisfação podermos apresentar essa inovação do campo aos nossos cooperados, ainda mais sabendo que podemos melhorar a qualidade do nosso plantio e a qualidade de vida dos produtores daqui. Quero agradecer a parceria da SDA e da Ematerce por trazer essa tecnologia para a agricultura familiar”, destaca o representante da entidade.

Confira visita da SDA à UD de Martinópole: