SDA promove encontro para fortalecer o mercado da agricultura familiar no Ceará
3 de julho de 2025 - 15:03
Texto e fotos: Ascom SDA
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) sediou, nesta quinta-feira (3), uma apresentação sobre o estudo de mercado do Ceará voltado para a agricultura familiar. A atividade foi promovida pelo Projeto São José (PSJ) com o objetivo de debater a construção de políticas públicas mais eficazes, participativas e alinhadas à realidade dos territórios rurais do estado.
Mediado pela CEO do Polvo Lab, Gabi Marques, o encontro reuniu parceiros, técnicos, representantes de cooperativas e instituições ligadas à agricultura familiar. O coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, destacou os pontos centrais da reunião. “A atividade foi um momento fundamental porque permitiu aprofundar o potencial que a agricultura familiar do estado tem para trazer ainda mais desenvolvimento para o Ceará e melhorar a renda dos milhares de agricultores apoiados. Todo o sistema SDA, por meio do Projeto São José, vem trabalhando firmemente para possibilitar que o pequeno agricultor, organizado em cooperativas e associações, fortaleça seus produtos e assim tenha acesso a mercados melhores e maiores”, ressaltou.
Parceria com a Polvo Lab
Em 2024, a SDA, por meio do Projeto São José, firmou parceria com a Polvo Lab, consultoria especializada em estudos de mercado, com o objetivo de mapear as principais cadeias produtivas do estado e identificar o potencial de cada uma para a produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar.
Gabi Marques ressaltou a riqueza do encontro: “O que vivenciamos aqui foi muito mais do que uma palestra. Foi uma discussão rica, uma verdadeira troca de experiências sobre os diferentes estágios de maturidade das organizações da agricultura familiar em relação ao mercado. A proposta desse diálogo foi justamente empoderar essas organizações, associações, cooperativas e ecossistemas sobre o potencial que já possuem em mãos. Afinal, não adianta falar apenas sobre preparação de produto sem compreender, de forma genuína, em que estágio cada organização se encontra. Quando eles percebem que estamos aqui para contribuir com o sucesso deles, e não apenas para vender uma consultoria, a relação se fortalece”, destacou.