Expocrato: SDA promove palestra sobre resultados das Unidades Demonstrativas de Mandiocultura no Ceará

15 de julho de 2025 - 11:29

Texto: Glauber Sobral

O estande da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) sediou, nesta terça-feira (15), uma palestra sobre os resultados das Unidades Demonstrativas de Mandiocultura, com foco no fortalecimento da agricultura familiar no estado. A formação foi conduzida pelo técnico da SDA, Samuel Bacurau, e reuniu agricultores, agricultoras e entidades ligadas ao setor.

Durante a formação, o secretário da SDA, Moisés Braz, destacou os investimentos do Governo do Ceará para o fortalecimento da mandiocultura no Ceará. “A SDA tem garantido suporte à instalação de Unidades Demonstrativas de mandiocultura em várias regiões do estado. Já são sete unidades implantadas nos municípios de Mauriti, Fortim, Pacajus, Itapipoca, Acaraú, Martinópole e Araripe. Esses espaços fortalecem a produção no campo, promovem o intercâmbio de conhecimento e qualificam nosso apoio como política pública, gerando mais produtividade, renda e retorno para as famílias da agricultura familiar”, afirmou.

Na palestra, Samuel Bacurau ressaltou a importância das UDs para a cadeia produtiva da mandioca. “Na palestra de hoje, destacamos o papel das Unidades Demonstrativas de mandioca para mostrar às agricultoras e aos agricultores familiares a viabilidade econômica e o aumento da produtividade dessa cultura. Nosso objetivo é ampliar essas unidades por todo o estado, captar mais recursos e, já no próximo ano, dentro do projeto Hora de Plantar, distribuir calcário dolomítico para melhorar a qualidade do solo e garantir mais nutrientes para as lavouras”, ensinou o técnico da SDA. 

SDA na Expocrato 2025

 

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário marca presença na edição 2025 da Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato), de 14 a 20 de julho, no Parque de Exposições Pedro Felício, no bairro do Pimenta, no Crato. 

 

Por mais um ano, a SDA abriga um estande com uma programação diversificada entre palestras, formações, debates, apresentação de artistas locais, exposição de produtos da agricultura familiar e presenças das vinculadas à SDA, entre outras atividades.