SDA participa de reunião do Eixo Ceará Sem Fome + Qualificação e Renda, em Fortaleza

22 de agosto de 2025 - 17:23

Texto e fotos: Ascom SDA

A secretária executiva de Fomento Produtivo e Agroecologia da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Irineuda Lopes, participou de Reunião Integrada do Eixo Ceará Sem Fome + Qualificação e Renda, em Fortaleza, nesta sexta-feira (22). O encontro foi conduzido pela primeira-dama e presidente do Comitê Ceará Sem Fome, Lia de Freitas.

O evento teve como principal objetivo alinhar e fortalecer as ações conjuntas voltadas para o Eixo + Qualificação e Renda do Programa Ceará Sem Fome. A secretária Irineuda Lopes destacou a contribuição da SDA no eixo. “Na SDA, no eixo de Qualificação e Renda, teremos agora o FEDAF, que destinará recursos para as famílias atendidas pelo Ceará Sem Fome. Também contamos com a Lei nº 19.346, que trata da compra centralizada de 30% de produtos da agricultura familiar, fortalecendo a renda dos agricultores e incentivando a comercialização desses produtos. Além disso, foi firmado um acordo de cooperação entre a SDA, Incra, Ematerce e Idace, que prevê o repasse de R$ 16 mil para apoiar a produção e a venda de alimentos às cozinhas do Ceará Sem Fome”, detalhou

Irineuda Lopes destacou ainda a atuação da equipe técnica da SDA no programa Ceará Sem Fome. “Temos um corpo técnico mobilizado, atuando junto às cozinhas, orientando no cadastro e participando da formação em parceria com outras secretarias”, concluiu.

Durante a programação, os participantes acompanharam apresentações sobre o papel de cada secretaria e instituição executora na execução do eixo, além das atribuições específicas das Unidades Gerenciadoras e dos técnicos de campo da SDA. Também foram discutidos os resultados alcançados e as metas futuras do programa para a área de qualificação e renda.

A iniciativa reuniu diversas secretarias estaduais (Secretaria do Trabalho, Secretaria de Proteção Social, Secretaria da Educação e Secretaria da Juventude), instituições executoras, Unidades Gerenciadoras e o Grupo de Trabalho +Qualificação.