Projeto São José fortalece protagonismo feminino com oficina sobre agroflorestas em Beberibe
2 de setembro de 2025 - 17:13 #projeto são josé #projeto são josé iv
Texto: Elane Lima - Ascom PSJ | Fotos: Luiza Lobo
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário, por meio do Projeto São José (PSJ), promoveu, nos dias 30 e 31 de agosto, no Sítio Campo Verde da Lagoa, em Beberibe, um encontro voltado para mulheres rurais beneficiadas pelo Edital Mulheres Rurais. O evento reuniu agricultoras de diferentes regiões do Ceará em um momento de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento de iniciativas produtivas, além de contar com a participação de técnicos do PSJ e pesquisadores do Núcleo de Políticas Públicas, Extensão e Sociedade (NUPESSA/UFC). A presença do NUPESSA/UFC no encontro consolidou uma ponte entre pesquisa, extensão universitária e realidade rural, contribuindo para que tecnologias sociais e ambientais cheguem de forma efetiva às comunidades.
A oficina teve como foco os Sistemas Agroflorestais (SAFs), apresentados como práticas de manejo sustentável que podem ser adaptadas e replicadas nos territórios onde as mulheres atuam. No espaço, as participantes puderam observar, na prática, como os SAFs contribuem para a recuperação do solo, o aumento da biodiversidade, a diversificação da produção e a geração de renda.
“As mulheres que participaram têm vivências nas suas atividades produtivas de agricultura e com interesse em transformar seus empreendimentos produtivos também em agrofloresta. Foi um momento rico que as mulheres participaram do curso de agrofloresta, para conhecer um pouco essa experiência e a vivência das agroflorestas”, destacou Nadir Chaves, coordenadora do Edital Mulheres Rurais e técnica do Projeto São José.
As agricultoras também compartilharam experiências de gestão e comercialização, unindo saberes tradicionais às práticas agroecológicas. “Esse curso vai me ajudar na questão das minhas galinhas. Eu trabalho com avicultura e esse curso está sendo muito rico para poder agregar na questão da ração das minhas galinhas”, ressaltou Ticiane Lucas Silva Santos, participante de Morada Nova.
Já para Ana Paula, também do município de Morada Nova, a oficina foi um sucesso. “Esse momento nos trouxe muita aprendizagem. Vou levar esse conhecimento para as minhas hortaliças. Tô feliz e agradecida”, afirmou.
“O encontro em Beberibe evidenciou o papel das mulheres rurais não apenas como produtoras de alimentos saudáveis, mas também como guardiãs do meio ambiente e lideranças na construção de alternativas inovadoras para o desenvolvimento sustentável do Ceará”, destacou Karina Holanda, gerente de Fortalecimento e Gerenciamento do Projeto São José.
Segundo o coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, o encontro reafirma o compromisso da política pública em apoiar o protagonismo feminino no campo. “O Edital Mulheres Rurais é mais do que um instrumento de apoio financeiro. Ele é uma estratégia para valorizar as agricultoras como lideranças, capazes de conduzir processos de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento em suas comunidades”, ressaltou.