Projeto São José participa de documentário que valoriza protagonismo da juventude rural
8 de setembro de 2025 - 16:08 #nupessa #projeto são josé #UFC
Texto: Elane Lima | Fotos: Nupessa
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José e da Casa Civil, participou na última semana das gravações do documentário “Cultivando o Futuro: A Juventude como Protagonista da Vida no Campo”, fruto de um projeto de extensão aprovado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Núcleo de Pesquisa em Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar (NUPESSA).
As filmagens contaram com jovens beneficiárias do edital São José Jovem, iniciativa que busca dar voz e visibilidade à juventude rural, destacando histórias de transformação e inovação em suas comunidades. O documentário evidencia como iniciativas produtivas, sociais e culturais estão fortalecendo o desenvolvimento local e incentivando a permanência no campo.
“A parceria entre o Projeto São José e a UFC reforça a importância da conexão entre governo e instituições acadêmicas, unindo esforços para valorizar a juventude rural e promover o desenvolvimento sustentável no Ceará“, destaca Karina Holanda, gerente de Fortalecimento Institucional e Gerenciamento do Projeto São José.
A beneficiária do Projeto São José, Rojane Santos, do Sítio Coqueiro, no município de Itapipoca, destacou a relevância de mostrar o trabalho desenvolvido pelas juventudes rurais: “Muitas vezes, a juventude rural não tem espaço para mostrar suas ideias. No documentário, tivemos a oportunidade de falar sobre nossos sonhos e sobre como os projetos têm mudado nossa vida e a realidade da nossa comunidade”.
A professora Aiala Amorim, do Departamento de Estudos Interdisciplinares (Deinter/UFC) e líder do Núcleo de Pesquisa em Sociobiodiversidade Soberania e Segurança Alimentar (Nupessa), ressaltou que a produção é também um instrumento de reflexão e fortalecimento de políticas públicas. “Este documentário mostra que investir na juventude do campo é investir no futuro da agricultura sustentável do Ceará. Eles são protagonistas de novas formas de produção e organização social”.
Para o coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, a participação nesse registro audiovisual reforça o compromisso da SDA com a juventude rural. “O São José Jovem teve um papel fundamental de incentivar a permanência da juventude no campo. Este documentário dá visibilidade a quem está inovando, produzindo e mostrando que o rural é um espaço de oportunidades. Estamos muito felizes em ver esses jovens sendo reconhecidos e inspirando outros”.
O documentário “Cultivando o Futuro” deverá ser finalizado ainda este semestre e exibido em universidades, escolas e comunidades rurais, ampliando o alcance das histórias contadas pelos jovens protagonistas.