PSJ recebe integrantes do Banco Mundial e Governo Federal durante feira Sabores e Saberes

25 de setembro de 2025 - 11:31 #

Texto: Elane Lima | Fotos: Ascom PSJ

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio do Projeto São José (PSJ), realiza a próxima edição da Feira Sabores e Saberes, no estacionamento do auditório da SDA, em Fortaleza. Este ano, o evento contará com a visita de integrantes do Banco Mundial e do Governo Federal, que estarão participando da Reunião de Revisão de Desempenho da Carteira de Projetos do Banco Mundial no Brasil 2025 (CPPR), marcada para o dia 1º de outubro, às 8h30, no auditório da Secretaria.

A feira reunirá uma rica exposição de produtos da agricultura familiar cearense, trazendo queijos, doces, cajuína, mel, castanha, carne de carneiro, artesanato e geleias. Tudo produzido por agricultores e agricultoras do interior do Ceará, beneficiários/as do PSJ, direto do campo para a mesa.

Entre as atrações culturais, a feira receberá a chef indígena Mônica Pitaguary, que fará uma apresentação especial, com destaque para o Bizoco, prato tradicional da sua comunidade. “Trazer nossa gastronomia para um evento como esse é valorizar a diversidade cultural do Ceará e mostrar que a cultura alimentar indígena também está presente na mesa de forma criativa e ancestral, afirmou.

Para Iasmin Braga, representante da Coopafesp, cooperativa beneficiária do PSJ, de Aquiraz, o evento também representa oportunidades de negócios e reconhecimento. “É uma chance de valorizar nossa produção e mostrar que o que fazemos tem história e qualidade”, declarou.

O coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, destaca a relevância da feira em um momento de grande visibilidade para a agricultura familiar. “A presença do Banco Mundial e do Governo Federal reforça a importância do Ceará no cenário nacional de políticas públicas voltadas para o campo. A feira é uma oportunidade para mostrar a qualidade e a identidade dos produtos da nossa gente”, afirmou.

A SDA convida a todos para participar da feira Sabores e Saberes, que será aberta ao público e totalmente gratuita. Uma celebração da cultura, do sabor e da força da agricultura familiar cearense.