SDA apresenta projetos de fortalecimento da agricultura familiar na Caravana Ceará Um Só, em Tauá e Crateús
25 de setembro de 2025 - 11:50
Texto e fotos: Ascom SDA
O secretário executivo do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Marcos Jacinto, participou de mais uma edição da Caravana Ceará Um Só, iniciativa do Governo do Estado que fortalece a integração entre as gestões estadual e municipal. Os encontros aconteceram nos dias 23 e 24 de setembro, nas cidades de Tauá e Crateús, respectivamente, reunindo autoridades locais, prefeitos, técnicos e gestores de diversos municípios das regiões dos Inhamuns e de Crateús.
Promovida pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE) em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), a Caravana busca ampliar parcerias e levar mais oportunidades aos municípios cearenses, por meio da governança interfederativa.
Durante sua fala, Marcos Jacinto reforçou o papel estratégico da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) nas ações do Governo do Estado. “Na terça, em Tauá, e na quarta, em Crateús, tivemos a oportunidade de apresentar as principais ações políticas e os projetos estratégicos que a SDA tem executado e que, em breve, também estarão presentes em todos esses territórios”, destacou.
“Entre os projetos que discutimos, podemos destacar o Projeto São José, o Projeto Sertão Vivo, o Projeto Paulo Freire II, o Dom Helder, o Câmara III, entre outros. Foi uma ótima oportunidade para mostrar, de fato, o papel da SDA e como essas políticas são fundamentais para fortalecer o diálogo com os municípios. O mais importante é garantir ações concretas, com resultados reais, que tragam benefícios diretos para a agricultura familiar em todo o nosso estado”, detalhou Marcos Jacinto.
Durante a Caravana Ceará Um Só, também foram firmados novos acordos do programa Papel da Casa, que garante segurança jurídica e justiça social a famílias beneficiadas com moradias construídas pela Companhia de Habitação do Ceará (Cohab). Além disso, temas estruturantes como reforma tributária, previdência, captação de recursos, transformação digital e gestão fiscal estiveram em pauta, reforçando o compromisso do Governo do Ceará com um desenvolvimento regional mais justo, eficiente e colaborativo.
Governança interfederativa
Integrada ao programa de governança interfederativa Ceará Um Só, a Caravana tem como propósito central fortalecer a qualificação técnica dos gestores públicos municipais e capacitá-los para enfrentar os desafios da administração local.
A Caravana Ceará Um Só teve início em maio deste ano e já passou por oito das 14 regiões de planejamento do Ceará: Maciço de Baturité, Sertão de Canindé, Litoral Leste, Vale do Jaguaribe, Litoral Norte, Litoral Oeste/Vale do Curu, Serra da Ibiapaba e Sertão de Sobral. Até o momento, a jornada envolveu 92 municípios e mais de 1.970 gestores e técnicos.
A programação da Caravana segue até o próximo mês de novembro. Depois do Sertão dos Inhamuns e do Sertão dos Crateús, em setembro, a Caravana Ceará Um Só ainda passará pelas regiões do Cariri e Centro Sul, em outubro, e do Sertão Central e Grande Fortaleza, em novembro.
Parceiros
A Caravana conta com a parceria de instituições estratégicas como o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará e o Conselho Regional de Economia do Ceará. A ação também tem o apoio do Ceará Sem Fome, da Universidade Federal do Ceará, do Centro de Treinamento e Desenvolvimento, da Associação dos Municípios do Estado do Ceará, da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará, do Centro de Ensino Tecnológico e das universidades estaduais e federais.