SDA investe R$ 16,3 milhões no fortalecimento de feiras da agricultura familiar no Ceará
8 de outubro de 2025 - 10:20
Texto e fotos: Ascom SDA
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), destinou recursos de R$ 16,3 milhões para o fortalecimento das feiras da agricultura familiar no estado. A iniciativa busca valorizar a produção local, gerar renda no campo e aproximar agricultores familiares ao mercado.
Segundo o secretário da SDA, Moisés Braz, as feiras da agricultura familiar têm papel fundamental na cadeia produtiva do estado, funcionando como importantes espaços de comercialização direta. “Elas são essenciais para o escoamento da produção local, o fortalecimento da economia solidária e a promoção da segurança alimentar. Ao permitir que agricultores e agricultoras vendam diretamente ao consumidor, conseguimos aumentar a renda, além de garantir o reconhecimento do trabalho rural”, explicou o titular da SDA.
Os recursos serão distribuídos entre nove entidades executoras que são responsáveis pela organização das feiras, garantindo a execução do projeto em várias regiões do estado. As entidades beneficiadas são: Instituto Vida Melhor, Cáritas, Instituto Flor do Piqui, Instituto Antônio Conselheiro, Instituto Veredas da Cidadania, Coapasat, Acace, Cealtru e Fetraece.
Expansão das Feiras
Desde o início de 2025, 27 feiras da agricultura familiar foram realizadas em diferentes regiões do Ceará, com a meta de alcançar 88 feiras até o fim do ano.
As feiras são realizadas nas regiões de Sertão de Canindé, Vale do Jaguaribe, Cariri, Sertão Central, Grande Fortaleza, Litoral Norte, Sertão de Crateús, Sertão de Sobral, Serra da Ibiapaba, Litoral Leste, Centro Sul e Maciço de Baturité.