Agricultura familiar é destaque no estande da SDA no 2º Festival Ceará Sem Fome

15 de outubro de 2025 - 16:31

Texto e fotos: Ascom SDA

Dez cooperativas da agricultura familiar, apoiadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), marcaram presença no primeiro dia da 2ª edição do Festival Ceará Sem Fome, realizado nesta quarta-feira (15), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Coordenado pela SDA, o estande dedicado aos produtores e produtoras reuniu produtos de cooperativas, comunidades tradicionais e experiências agroecológicas desenvolvidas em diversas regiões do estado.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, o evento representa um momento de reconhecimento às ações de combate à fome no Ceará. “Estamos aqui no Centro de Eventos nessa grande mobilização da Secretaria do Desenvolvimento Agrário para o 2º Festival Ceará Sem Fome. Quero agradecer ao governador Elmano de Freitas, parabenizar a primeira-dama Lia de Freitas e toda nossa equipe que organizou o Festival. Esse é um momento de celebração do programa que está presente em 184 municípios, entregando 130 mil refeições todos os dias de segunda a sexta às pessoas em situação de vulnerabilidade social”, afirmou o titular da SDA. 

Ao destacar a importância da agricultura familiar no contexto do Festival, Moisés Braz reforçou o papel das cooperativas na construção de um modelo de produção mais justo e inclusivo. “O estande da agricultura familiar no Festival Ceará Sem Fome é uma forma de valorizar quem está na base da produção de alimentos no nosso estado. É também um reconhecimento da importância das cooperativas e comunidades tradicionais para a segurança alimentar e ao próprio Ceará Sem Fome”, frisou Braz. 

Protagonismo feminino

Entre os destaques do estande da SDA esteve a participação da Associação das Mulheres Agricultoras de Paraipaba. A agricultora Fátima Ferreira, integrante do grupo, celebrou a oportunidade de apresentar os produtos cultivados por 37 mulheres da associação.

“Nós trouxemos aqui para o Festival Ceará Sem Fome nossas frutas e hortaliças orgânicas produzidas pelas mulheres da nossa associação. E estar pela primeira vez aqui é muito gratificante”, destacou a produtora rural. 

A produção da associação é destinada a programas de segurança alimentar como o Ceará Sem Fome, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Cajuína premiada

Outro exemplo do protagonismo da agricultura familiar veio da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Coopafesp), de Aquiraz. Lucas Batista, representante da cooperativa, celebrou a presença no festival e destacou o reconhecimento recebido por um dos principais produtos da entidade.

“Estamos participando do 2º Festival Ceará Sem Fome com muita alegria. Aqui é uma oportunidade de conhecer muitas pessoas e apresentar nossos produtos, como a nossa cajuína, que é um dos nossos carros-chefe. Essa cajuína foi premiada no PEC Nordeste como a melhor do Ceará em 2025, um reconhecimento importante para o Instituto Caju Brasil. Estamos na busca constante de fortalecer a agricultura familiar”, afirmou o agricultor familiar. 

Tecnologia a serviço da segurança alimentar

Durante o evento, a SDA realizou, em parceria com a Receita Federal, a entrega de 40 celulares para as Unidades Gerenciais do Programa Ceará Sem Fome. A iniciativa tem como objetivo ampliar a capacidade de atuação da rede, facilitando a comunicação, o monitoramento e a organização das ações de combate à fome no estado.