Projeto São José realiza oficinas socioeducativas sobre abastecimento de água e módulos sanitários, em Itapipoca

23 de outubro de 2025 - 12:49 # # # #

Texto: Elane Lima | Fotos: Técnicas do PSJ

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário(SDA), por meio do Projeto São José(PSJ), promoveu nos dias 1º e 8 de outubro oficinas socioeducativas sobre abastecimento de água e módulos sanitários com as famílias beneficiárias das comunidades de Tanques, Sítio do Meio, Retiro, São João, Varjota, Córrego dos Tanques, Sangrada, Córrego da Onça, Lagoa dos Tanques, Tabocal, Forquilha, Mergulhão de Cima, Mergulhão dos Guias e Mergulhão do Martins, no município de Itapipoca, região Norte do Ceará. As atividades fazem parte da estratégia social do PSJ, que busca dar suporte às mudanças de comportamento relacionadas ao uso e à manutenção dos módulos sanitários domiciliares e incentivar práticas sustentáveis de cuidado com o lar e com o meio ambiente.

Até o momento, 39 módulos sanitários já foram entregues nessas comunidades, e 62 estão em execução em Lagoa dos Tanques, Mergulhão de Cima, Sangrada, Tanques, Córrego dos Cajueiros e Sítio do Meio, também em Itapipoca. As oficinas reuniram dezenas de famílias, que participaram de dinâmicas educativas, rodas de conversa e orientações sobre higiene pessoal, prevenção de doenças, uso consciente da água e destinação adequada de resíduos domésticos.

Moradora da comunidade de Retiro, Maria Juliana Ferreira de Sousa destacou o quanto a ação foi importante para o cotidiano das famílias: “Eu já recebi o meu banheiro e tá ótimo. Eu não tinha, foi em uma hora boa que chegou”, ressaltou a beneficiária do módulo sanitário.

Também de Retiro, Paulo Henrique Pereira da Mota ressaltou a entrega e a construção do módulo sanitário: “Estou muito feliz pela obra que eles fizeram. Tá tudo direitinho. Tudo certo”, frisou o beneficiáro.

Já em Tanques, a beneficiária Aldísera Maria do Nascimento Santos comentou sobre a entrega dos módulos sanitários como entrega de dignidade. “Estou muito feliz e satisfeita. Antes eu não tinha um banheiro digno e hoje eu fico feliz, pois foi entregue um banheiro para mim e para minha família e para outras pessoas aqui na localidade. Estou muito agradecida”, destacou a beneficiária do módulo sanitário.

As ações foram conduzidas pelas técnicas sociais do Projeto São José, Sara Félix e Ana Paula Gomes, que reforçaram a importância da sensibilização comunitária. “Essas atividades garantem que as famílias utilizem os módulos de forma adequada e se tornem multiplicadoras das boas práticas de higiene e saneamento”, explicou Sara Félix. Já Ana Paula Gomes completou: “O trabalho social é o que transforma a entrega de uma obra em qualidade de vida. É quando o projeto ganha significado humano”.

De acordo com o coordenador do Projeto São José, Lafaete Almeida, as oficinas em Itapipoca representam um elo essencial entre infraestrutura e cidadania: “O módulo sanitário é uma conquista, mas o verdadeiro avanço é quando as famílias compreendem o valor da saúde, do cuidado e do meio ambiente. É isso que garante a sustentabilidade do projeto”.

As atividades continuarão em outras comunidades do município que integram o Complexo Sítio do Meio e adjacências, fortalecendo o compromisso do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, em promover desenvolvimento rural com dignidade, inclusão e sustentabilidade.