Projeto Sertão Vivo e Agropolos realizam planejamento para atuação da equipe técnica nos 72 municípios
26 de novembro de 2025 - 15:35
Fotos e texto: Rones Maciel / Comunicação SDA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio da Unidade de Gerenciamento do Projeto Sertão Vivo (PSVCE), com apoio do Instituto Agropolos do Ceará (IAC), realizou encontro preparatório da equipe técnica de campo do projeto, nos dias 24 e 25 deste mês, na sede da Ematerce, em Fortaleza.
O evento teve o objetivo de nivelar e planejar com a equipe que atuará nas comunidades dos 72 municípios do projeto. A equipe é formada por 14 técnicos e técnicas que estarão locados em sete municípios-sede, com apoio dos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).
A programação contou com atividades de nivelamento da equipe quanto aos objetivos, as ações, metas e resultados do projeto, assim como, no planejamento de atividades de mobilização, articulação e sensibilização das comunidades. O PSVCE atenderá mais de 63 mil famílias, em 8 territórios de abrangência.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, deu as boas-vindas aos técnicos, e destacou a importância do trabalho da equipe de campo no apoio e acompanhamento nos territórios do projeto, sendo um braço do estado nas comunidades desses municípios.
“Esse é um momento de muita responsabilidade e importância para o governo do Estado do Ceará, pois o governador Elmano de Freitas tem garantido investimentos para o desenvolvimento do campo, por meio dos importantes projetos da SDA. E dentre estes, o Projeto Sertão Vivo tem esse papel de atuar para desenvolver ações diante das mudanças climáticas, especialmente com jovens, mulheres e povos e comunidades tradicionais. E vocês [técnicos/as] tem esse papel de atuar lá na ponta, sendo nosso braço e diálogo direto com quem mais precisa da política pública”, disse o secretário.

Marcos Jacinto, secretário Executivo, reforçou o desafio e a importância do planejamento com a equipe para avançar nas atividades do projeto nos territórios.
“Reforço a importância de todos e todas estarem aqui juntos nesse processo de planejamento, reafirmando o nosso compromisso em garantir que os projetos da SDA tenham qualidade nas suas entregas, por meio da atuação de sua equipe técnica, construindo efetivamente o Projeto Sertão Vivo nos 72 municípios”, destacou Jacinto.
O Instituto Agropolos do Ceará (IAC), responsável pelo gerenciamento do contrato da gestão do projeto atuou na preparação técnica e operacional. Alexandre Maia, em nome do presidente Neto Rebouças, deu as boas-vindas e disse da felicidade do IAC por poder atuar no Projeto Sertão Vivo.
A equipe do Agropolos apresentou, por meio das áreas administrativa e financeira, os procedimentos e mecanismos para os técnicos de campo. Equipe do Agropolos: Valônia Freitas e Lilian Gomes – Coord. Planejamento, Monitoramento e Avaliação, Alexandre Maia e Liane Marli – gerência de projetos Adriana Cristina – gerência de recursos humanos, e Magraiver Mesquista – Administrativo.
Os técnicos terão o papel de apoiar e acompanhar as ações de planejamento, monitoramento e avaliação das ações estratégicas da execução do PSVCE. A coordenadora estadual do PSVCE, Rocicleide Ferreira, disse das expectativas e resultados do encontro.
“Esse encontro, inicialmente, foi um momento de muitas expectativas tanto pela coordenação, como pelos técnicos que estão chegando. Os resultados, foram os melhores, pois resulta em uma nova etapa do projeto, e com a nossa chegança nos territórios, seja pela mobilização dos municípios, articulando os parceiros locais, como pela sensibilização das comunidades”, concluiu a coordenadora.
O encontro encerrou com encaminhamentos e agenda de trabalho para os próximos meses nos municípios e territórios.