Vicente Nery e Fábio Carneirinho animam Feira Cearense da Agricultura Familiar em Fortaleza

3 de dezembro de 2025 - 09:44

Texto e fotos: Ascom SDA

O Parque de Exposições César Cals de Oliveira, no bairro São Gerardo, em Fortaleza, será novamente o palco da Feira Cearense da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FECAF) durante os dias 11, 12 e 13 de dezembro. Os cantores cearenses Fábio Carneirinho e Vicente Nery estão confirmados entre as principais atrações culturais da 2ª edição da Fecaf, que integra o Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, promovido pelo Consórcio Nordeste em parceria com os governos da região.

Realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), a Fecaf é um dos principais eventos estaduais de valorização do campo, da produção agroecológica e das iniciativas da socioeconomia solidária. Este ano, a feira vai reunir 200 expositores/as, sendo 150 da agricultura familiar e 50 da socioeconomia solidária, com produtos oriundos de todas as regiões do Ceará. O engenho e a casa de farinha também estarão à disposição dos visitantes.

Com entrada gratuita, ao longo dos três dias, o público poderá conhecer, degustar e adquirir uma diversidade de alimentos, bebidas, artesanatos e produtos típicos da cultura alimentar cearense, todos produzidos por agricultores familiares, cooperativas e empreendimentos solidários. Mel, castanha, cajuína, artesanato, cachaças artesanais, doces, farinhas, queijos, temperos e produtos in natura estão entre os produtos à disposição dos visitantes.

Na Fecaf, a Tenda dos Saberes vai abrigar palestras, debates e oficinas sobre temas ligados ao Desenvolvimento Rural Sustentável e a Sustentabilidade. A programação também contará com apresentações culturais e musicais gratuitas. No primeiro dia, sobem ao palco Chapéu de Couro e Fábio Carneirinho. No segundo, o público prestigia Cacimba de Aluá e Vicente Nery. Já no terceiro dia, Juliana Alves fará a alegria do público.

Com patrocínio do Banco do Nordeste, a Fecaf é uma promoção do Consórcio Nordeste, do Governo do Ceará/SDA e do Governo Federal/Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). A realização é da SDA, da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).