Ceará abre 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário
8 de dezembro de 2025 - 17:04
Texto e fotos: Ascom SDA

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Moisés Braz, reúne até terça-feira (8) a 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, realizada no Sesc Iparana, em Caucaia. O evento reuniu agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, assentados da Reforma Agrária, gestores públicos, pesquisadores e organizações sociais em um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva de propostas que representarão o Ceará na etapa nacional da conferência.

“Foi um momento muito rico, com a participação de representantes do governo federal, do governo do estado e, sobretudo, dos delegados. Espero que hoje e amanhã possamos promover um grande debate sobre a conjuntura e sobre nosso projeto. O evento reforça o compromisso de fortalecer políticas públicas voltadas ao campo e valoriza quem constrói diariamente o desenvolvimento rural cearense, buscando estratégias que promovam sustentabilidade ambiental, justiça social, agroecologia, economia solidária e uso responsável dos recursos naturais”, afirmou Moisés Braz.

Para o secretário de Juventude do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Quiterianópolis, Eduardo Mendes, a participação na conferência é estratégica. “É muito importante, enquanto Secretário de Jovens dos Trabalhadores Rurais, participar desta conferência que trata de diretrizes alinhadas à realidade dos jovens inseridos na agricultura. Debater com os demais companheiros sobre toda a estrutura, especialmente sobre as políticas públicas que correspondem às necessidades do nosso contexto, é fundamental para fortalecer nossa atuação”, pontuou o jovem.
O secretário executivo da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince), Jorge Tabajara, destacou a relevância do encontro para os territórios indígenas. “Estamos participando da 3ª Conferência. Nós, da Secretaria, desempenhamos um papel importante junto aos nossos territórios. Este é um espaço fundamental para a deliberação sobre políticas públicas. Reconhecemos este evento como essencial para o avanço das ações da SDA nos territórios indígenas do nosso estado. A conferência cumpre também a função de estruturar, preparar, avaliar e aprimorar essas políticas em nossos territórios”, frisou o secretário.
Caminho para a etapa nacional

A conferência estadual faz parte de um processo mais amplo de participação popular. Em outubro, a SDA, em parceria com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDR) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA-CE), realizou as Conferências Territoriais nos 14 territórios cearenses. Esses encontros ampliaram o diálogo democrático e construíram propostas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, do bem-viver, da proteção ambiental e das práticas agroecológicas.

A secretária de Juventude da Fetraece, Milena Camelo, reforçou a importância do evento para o movimento sindical. “Nós, da Fetraece e dos nossos sindicatos de trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares, consideramos esta conferência de extrema importância. Nosso movimento sindical defende um projeto que reafirma o campo como um lugar de desenvolvimento, sustentável, que gera possibilidades, protege o meio ambiente e fortalece a solidariedade. Por isso, este momento é muito significativo para nós, pois desta conferência sairão propostas para a etapa nacional, contribuindo para que, junto ao Governo Federal, possamos impulsionar políticas públicas com um olhar mais humano, atento e vigilante às necessidades das famílias do campo em todos os territórios do nosso Brasil”, destacou a líder sindical.
Além da formulação de políticas públicas, o evento promove a troca de experiências entre comunidades rurais, movimentos sociais, cooperativas e gestores, fortalecendo redes de cooperação e iniciativas ligadas à educação do campo, economia solidária e desenvolvimento sustentável. A conferência consolida-se, assim, como um marco participativo para orientar ações e prioridades do Ceará na agenda do desenvolvimento rural.