Projeto São José promove capacitações para fortalecer processos de aquisição
15 de janeiro de 2026 - 14:48 #projeto são josé #projeto são josé iv #São José
Texto: Alice Sousa | Fotos: Ascom PSJ
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realiza, entre os dias 19 e 23 de janeiro, uma série de capacitações voltadas às Organizações da Agricultura Familiar (OAFs) beneficiárias do Projeto São José. As atividades acontecerão nas regiões do Vale do Jaguaribe, Litoral Leste, Grande Fortaleza e Baturité.
O objetivo da capacitação é fortalecer a atuação das OAFs nos processos de aquisição e contratação de bens, obras e serviços, por meio da modalidade Solicitação de Cotação (SDC), adotada no âmbito do projeto. Durante os encontros, serão abordadas, de forma prática e didática, todas as etapas do processo licitatório, desde o planejamento das aquisições até a assinatura e execução dos contratos.
A programação inclui a apresentação de casos reais, análise de situações recorrentes e orientações para evitar erros nos procedimentos, contribuindo para mais eficiência, transparência e segurança na execução dos investimentos.
“As capacitações abrangem 4 macroregiões e vão apoiar 33 organizações. A ideia é que, a partir dessas capacitações, seja possível dar celeridade aos planos de Negócios das Organizações beneficiadas do Projeto São José”, explica Olimpio Queiroga, analista de projetos na Gerência de Inclusão Econômica Sustentável.
A novidade na programação é o Planejamento Estratégico das Aquisições, em que as organizações aprenderão a olhar para o Plano de Trabalho e para a realidade da organização e estimar as datas das próximas licitações da melhor forma possível.
“Existe um ganho positivo quando as OAFs conseguem criar um cronograma bem definido e planejar as próximas licitações, garantindo mais organização, eficiência e melhores resultados para os agricultores e agricultoras beneficiados”, afirma Viviany Peixoto, Gerente de Aquisições do Projeto São José.
A iniciativa integra as ações de apoio técnico da SDA e reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da agricultura familiar e a boa gestão dos recursos públicos.



