SDA inicia atuação do Projeto Sertão Vivo na Serra da Ibiapaba
17 de janeiro de 2026 - 15:23
Texto e fotos: Rones Maciel / Ascom PSV

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), por meio do Projeto Sertão Vivo, iniciou neste mês as ações no território da Serra da Ibiapaba. Entre os dias 12 e 16 de janeiro, a equipe técnica e a coordenação do projeto, em parceria com técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), estiveram nos nove municípios da região que receberão assessoria técnica, investimentos produtivos, tecnologias sociais e capacitações.
A programação incluiu reuniões de mobilização e apresentação do projeto para representantes de comunidades rurais, da sociedade civil organizada e do poder público. A primeira atividade foi construída a partir do diálogo com representantes das Comissões Locais de Convivência com o Semiárido do território da Serra da Ibiapaba. Na ocasião, foram apresentadas as temáticas que orientam o projeto, suas principais ações e o papel das comissões na seleção e priorização das comunidades beneficiárias, bem como os critérios adotados e a metodologia participativa do processo.

A agenda seguiu com a capacitação de técnicas e técnicos da Ematerce que atuarão no território. A atividade teve como ponto de partida a explanação e análise sobre a geografia global e local e os impactos das mudanças climáticas, conduzida pelo professor titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Flávio Nascimento, atualmente cedido ao Departamento de Combate à Desertificação e Secas do Ministério do Meio Ambiente.
Durante a capacitação, também foram apresentados os componentes, ações e atividades do projeto. O encontro ocorreu no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Francisco Lima Aguiar, no município de São Benedito.

Entre os dias 14 e 16 de janeiro, a programação continuou com a apresentação do Projeto Sertão Vivo nos municípios de Viçosa do Ceará, Tianguá, São Benedito, Carnaubal, Ubajara, Ibiapina, Guaraciaba do Norte, Croatá e Ipu. Os encontros possibilitaram o debate sobre as mudanças climáticas na região e os desafios para o desenvolvimento de estratégias de sistemas produtivos resilientes ao clima, principal objetivo do projeto.
Durante as atividades, os participantes relataram alterações no regime de chuvas, períodos mais prolongados de estiagem, impactos na produção agrícola e aumento da insegurança hídrica, reforçando a necessidade de políticas públicas estruturantes voltadas à convivência com o semiárido.
A agenda no território incluiu ainda visita à nova sede da Escola Família Agrícola Chico Bié, no município de Tianguá.
Território Serra da Ibiapaba

A Serra da Ibiapaba é o primeiro território a receber as ações do Projeto Sertão Vivo. Ao todo, serão atendidas 10.884 famílias, beneficiando aproximadamente 43.536 pessoas. A assessoria técnica contínua será realizada por meio de cooperação técnico-financeira com a Ematerce.