Beneficiários do Projeto São José apresentam vitrine da agricultura familiar cearense em edição do Slow Food Indica

6 de fevereiro de 2026 - 16:11 #

Texto: Alice Sousa | Fotos: Davi Farias

A nova edição do Slow Food Indica, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, através do Projeto São José, já está disponível no site da Slow Food Brasil. Ela traz 12 projetos produtivos cearenses, feitos por jovens e mulheres, dentre eles, povos indígenas, cujos alimentos produzidos e comercializados possuem forte relação com seu território. Entre as produções estão diversos tipos de mel de diferentes abelhas, queijos, aves e vegetais.

A parceria do Projeto São José com a Associação Slow Food Brasil é inovadora no Ceará e busca promover estratégias de acesso a mercados que dão destaque aos valores intrínsecos da produção. Nesse sentido, constrói laços sustentáveis do campo à mesa, salvaguardando a cultura alimentar dos territórios de origem ao fomentar práticas e saberes tradicionais da agricultura familiar cearense. 

O Slow Food Indica traz uma proposta de ações para promover o acesso a mercado para alimentos bons, limpos e justos da agricultura familiar, fortalecendo a identidade, rastreabilidade e divulgação de conteúdos sobre produtos e os territórios. A iniciativa também visa contribuir para a geração de renda e a permanência da juventude no meio rural. 

Além do site que traz uma breve história das iniciativas, o projeto também contou com um percurso formativo realizado em 2025 com duas oficinas, que reuniu jovens e mulheres de diferentes regiões do estado com foco na construção coletiva e no desenvolvimento participativo de conteúdos estratégicos. 

Para a Gerente de Fortalecimento Institucional do Projeto São José, Karina Holanda, ver 12 iniciativas lideradas por jovens e mulheres beneficiários do Projeto São José, ganhando reconhecimento nesse projeto, é a prova de que investimento certo muda trajetórias. “Acreditamos que, ao fortalecer pessoas e organizações para além do ciclo do projeto, garantiremos sustentabilidade no longo prazo, dando voz a quem produz e criando rede”, explica. 

Acesse agora a página da Slow Food indica Ceará em parceria com o Projeto São José e confira: https://slowfoodbrasil.org.br/sfindica/ceara/ 

Projeto São José: três décadas transformando vidas e fortalecendo a agricultura familiar no Ceará

Em 2026, o Projeto São José celebra 30 anos. São 3 décadas investindo onde o futuro floresce: na água que sustenta a vida, nas pessoas que cultivam a terra, na organização coletiva e na produção que abastece o mercado. Três décadas caminhando ao lado das comunidades rurais, promovendo o desenvolvimento com dignidade.

Hoje, celebramos resultados. Amanhã, seguimos cultivando oportunidades!