SDA intensifica agenda de campo e fortalece agricultura familiar em diversas regiões do Ceará
13 de fevereiro de 2026 - 14:25
Texto e fotos: Ascom SDA

A Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), realizou nesta semana uma ampla agenda de atividades de campo em diferentes municípios do Estado. As visitas técnicas reforçam o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar, a segurança alimentar e a convivência com o semiárido.

“As ações envolveram entregas de sementes, implantação de Unidades Demonstrativas (UDs), acompanhamento técnico dos Projetos Mandalla, visitas a cisternas de placa e escolares e realização de seminários voltados à produção agroecológica”, afirma o coordenador da Codaf, Wanderley Magalhães.

A entrega de sementes do programa Hora de Plantar fortalece produção em diversos municípios. Nesta semana, as cultivares, entre elas as de algodão agroecológico, chegaram aos escritórios da Ematerce em Tabuleiro do Norte, Ibicuitinga, Quiterianópolis, Limoeiro do Norte, Saboeiro, Quixadá, Palhano, Várzea Alegre e Cariré.

De acordo com o coordenador da Codaf, também foram entregues sementes para Unidades Demonstrativas de produção de milheto em Forquilha e Santa Quitéria. O milheto, conforme destacado pela equipe técnica, é um grão resistente à estiagem, semelhante ao milho, amplamente utilizado para silagem e alimentação animal. “É uma importante alternativa para períodos de escassez hídrica”, explica Magalhães.
Implantação de Unidade Demonstrativa de mandioca em Itarema

No assentamento Lagoa do Mineiro, em Itarema, a SDA acompanha a implantação de uma Unidade Demonstrativa (UD) de mandioca. A iniciativa tem como objetivo apresentar técnicas adequadas de manejo, produtividade e adaptação às condições locais, servindo como referência para os agricultores da região.
As UDs funcionam como espaços de aprendizado prático, onde os produtores acompanham o desenvolvimento das culturas e recebem orientações técnicas da equipe da SDA.
Acompanhamento técnico do Projeto Mandallas

A agenda também incluiu visitas técnicas de acompanhamento ao Projeto Mandallas nos municípios de São Luís do Curu (Comunidade Vereda Funda), Aquiraz, (comunidade indígena Jenipapo-Kanindé) e Parambu.
“Durante as visitas, a equipe técnica realizou o monitoramento dos sistemas de irrigação, avaliação da qualidade da água, acompanhamento do desenvolvimento dos peixes nos tanques e verificação da evolução das hortas e cultivos integrados”, acrescenta Wanderley Magalhães.

O Projeto Mandallas é uma tecnologia social que integra produção vegetal, criação de peixes e uso eficiente da água, promovendo segurança alimentar, geração de renda e sustentabilidade ambiental. Em Parambu, foram acompanhados sete novos Projetos Mandala implantados em 2025, com a participação da equipe da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e representantes locais.
Seminário e fortalecimento do algodão agroecológico

Em Varjota, além da entrega de sementes, foi realizado seminário voltado ao algodão agroecológico, reforçando a importância da produção sustentável e da organização dos agricultores na cadeia produtiva. Em Quixadá e Cariré também houve entrega de sementes de algodão, ampliando o incentivo à retomada da cultura em bases agroecológicas.
