Leite Fome Zero chega à Barbalha e Abaiara

15 de março de 2010 - 09:47

900 famílias passam a receber 1 litro de leite por dia nos dois municípios.

Em Barbalha, secretário Camilo Santana entrega cartão do Programa Leite Fome Zero à beneficiada

O leite, primeiro nutriente dos mamíferos e alimento que continua sendo benéfico durante toda a vida, é um dos focos dos programas desenvolvidos pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Por conta dele, gestantes e crianças de até seis anos dos municípios de Barbalha e Abaiara tiveram bons motivos para comemorar neste final de semana. No sábado (13), a SDA deu início ao Programa Leite Fome Zero nestes municípios, o que passa a garantir o recebimento de 1 litro de leite diariamente por 900 famílias.

O secretário Camilo Santana destacou a importância dos municípios aderirem ao Leite Fome Zero, citando o caso de Barbalha. “Barbalha ainda não participava do programa, mas, hoje, é um exemplo de que tem interesse em contribuir para o crescimento com saúde da sua população”, ressaltou. Já o prefeito do município, José Leite, agradeceu ao empenho da SDA , que vem desenvolvendo importantes projetos no Cariri.

Além dos beneficiados com o recebimento do leite, o Programa também movimenta a cadeia produtiva local, já que os produtores de laticínios têm parte da sua produção voltada para atender ao Programa de Aquisição de Alimentos – Leite (PAA). Somente em Barbalha, são 1.800 produtores envolvidos diretamente com o PAA.

Esta conquista só foi possível depois que o Governo do Ceará, por meio da SDA, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), deram início ao Programa no Estado. Atualmente, 54 mil litros de leite são distribuídos diariamente, atendendo à demanda de 146 municípios. Segundo Camilo Santana, a meta é aumentar este número para 100 mil litros.

Ordem de Serviço

Na ocasião do lançamento do Programa Leite Fome Zero em Barbalha, que aconteceu no bairro Rosário, o secretário assinou uma Ordem de Serviço para a construção de um frigorífico estadual no município. Desta forma, o matadouro que existe no bairro será removido.

Novo Sistema de Abastecimento de Água

Em Sítio Milhã do Norte, comunidade localizada no município de Campos Sales, uma nova obra do Governo do Estado, por meio da SDA, acaba de levar água encanada a dezenas de famílias.

Com a presença do secretário Camilo Santana, no último sábado (13), a SDA inaugurou o novo Sistema de Abastecimento de Água da comunidade. As 50 famílias do local prestigiaram a solenidade que marcou a conclusão da segunda etapa das obras. Ao todo, o Governo investiu R$ 154.000 na construção do Sistema.

Assessoria de Comunicação – SDA
Kelvia Alves