Camilo Santana se despede da SDA

31 de março de 2010 - 14:28

esta quarta-feira(31), ele passou o comando da Secretaria para Antônio Rodrigues Amorim.

Caro Servidor e cara Servidora,

É com profundo sentimento de gratidão e respeito que nesse momento venho externar a minha alegria por ter tido a oportunidade de conviver e compartilhar com vocês a responsabilidade de dirigir o Sistema Estadual de Agricultura.

Creio que a tarefa de servir ao próximo é o mais nobre de todos os desafios postos na nossa vida. E quando se trata de servir, de maneira impessoal, a quem nós nem conhecemos, torna-se mais nobre ainda.

Isso foi o que testemunhei durante todo o tempo à frente Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Uma equipe de pessoas, homens e mulheres, dedicados ao trabalho de servir a milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais, gente sofrida do nosso sertão que muito necessita do nosso apoio para melhorar suas condições de vida e assim poder criar os seus filhos e filhas com mais dignidade.

Tenho a inteira convicção de que, na SDA e em suas instituições vinculadas, trabalha-se todos os dias na construção de um mundo melhor, mais humano e fraterno, e vocês, servidor e servidora, são o maior responsável por essas realizações. Agradeço a Deus por ter-me dado a oportunidade de participar desses momentos contribuindo, juntamente com vocês, para a concretização desse grandioso trabalho.

Aqui fiz amigos, companheiros e, sobretudo aliados de uma causa maior: defender os nossos homens e mulheres do campo. Sabem vocês que o meu desejo era continuar na SDA, até pelo envolvimento e a paixão que adquiri pelainstituição. Sinto-me parte dela! Porém, há momentos na vida que precisamos cumprir outras missões que às vezes, além de necessárias, são imprescindíveis.

Guardarei momentos inesquecíveis, de alegrias, de conquistas, de projetos, idéias e sonhos. Quero lembrar da emoção das pessoas ao receberem água em suas casas; do brilho nos olhos do agricultor ao dirigir o seu novo trator; do choro da mulher emocionada com o seu título da terra; do homem sorrindo e trabalhando na sua nova casa de farinha; do pescador alimentando a sua família com o peixe produzido na comunidade; da alegria de termos conquistado a classificação de risco médio da febre aftosa; das reuniões “intermináveis” do meu gabinete; da alegria da jovem recebendo a Arca das Letras; da Dona Maria de 63 anos pulando de felicidade com a conquista da cisterna; do seu Joaquim inaugurando o seu sistema de irrigação; do aperto de mão forte
do homem com as mãos calejadas no momento de receber suas sementes; das longas reuniões do MAPP; da correria dos Governos Itinerantes; da alegria dos agentes rurais; das multidões nas Exposições; das comemorações com os servidores da Secretaria; enfim, de todos vocês que me acolheram e me proporcionaram esse sentimento.

Agradeço de coração a cada um. Gostaria de ter aprofundado o convívio com muitos de vocês mas, com certeza nos encontraremos sempre, pois a nossa causa é comum, a nossa convicção também e quando fazemos isso somado à paixão, sempre alcançamos os nossos objetivos. Iremos descobrir que por mais que sejamos frágeis e enfrentemos circunstâncias difíceis, se estivermos unidos, como uma equipe, seremos sempre vencedores. Se cada um fizer a sua parte, faremos a diferença.

Acredito que honrei o cargo que me foi confiado pelo Governador Cid Gomes a quem agradeço a oportunidade de participar de seu governo.Saio convicto do grande papel que a SDA possui na responsabilidade de construir um modelo de desenvolvimento para o nosso Estado baseado na justiça, respeitando a terra e garantindo dignidade a quem produz.

Um forte e fraterno abraço, Camilo Santana