Lançada primeira etapa da Campanha Contra Febre Aftosa
29 de abril de 2010 - 14:09
A meta é vacinar 100% do rebanho cearense, entre bovinos e bubalinos.
Após sair da zona de risco desconhecido da febre aftosa, o Ceará se prepara para, ainda neste ano, passar de risco médio para a classificação livre com vacinação. Para que a meta seja alcançada, foi lançada na manhã desta quinta-feira, a primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, que será realizada durante todo mês de maio.
Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri), o objetivo é vacinar 100% do rebanho cearense, entre bovinos e bubalinos, o que significa cerca de 2.300.000 animais. A dose da vacina pode ser encontrada nos postos veterinários de todo Estado e custa R$ 1,50. O criador que não vacinar o animal pagará uma multa de R$ 12,00 por cabeça.
O secretário em exercício da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Antônio Amorim, lembrou a importância da atuação dos pecuaristas para o sucesso da campanha. “Somente com a parceria entre o trabalho dos técnicos da Adagri e Ematerce e a colaboração dos criadores é que conseguiremos atingir nossa meta e tornar o Estado livre da aftosa com vacinaçao ainda este ano”, frisa Amorim.
Paralelamente ao período das duas etapas da campanha, está sendo realizada uma auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que monitora aleatoriamente, através de análise sorológica, animais dos 184 municípios cearenses. A segunda etapa da vacinação está prevista para novembro.
O lançamento da primeira etapa da campanha foi realizado no sítio Joaquinzinho, no município de Cascavel.
Assessoria de Comunicação – SDA
Kelvia Alves
85 3101-8137