Dia da Agricultura familiar leva benefícios à Região Norte

10 de junho de 2010 - 15:18

Amanhã, partir das nove horas, o município de Sobral recebe centenas de produtores no Centro de Convenções.

Os agricultores familiares da Região Norte terão um dia dedicado especialmente a eles. Amanhã(11), partir das nove horas, o município de Sobral recebe centenas de produtores no Centro de Convenções. Lá, eles terão acesso a uma programação que inclui a liberação de uma série de benefícios do Governo do Estado, através da SDA .

Na ocasião, o secretário Antônio Rodrigues Amorim entregará à Sobral 77.000 alevinos de tilápia para a distribuição em 11 açudes do município, beneficiando 275 famílias. A ação faz parte do Programa de Peixamento da SDA, que está repondo o estoque de peixe dos reservatórios e garantindo segurança alimentar, através de proteínas de boa qualidade para a população ribeirinha dos reservatórios peixados. “Além da geração de emprego e renda por conta da captura e comercialização do pescado”, acrescenta o secretário.

Haverá também a entrega de certificados de dois Projetos Mandalla, um sistema que integra diversas atividades produtivas, como piscicultura, avicultura, olericultura dentre outras, sempre com práticas ambientais corretas, buscando o aumento da produtividade econômica. As associações comunitárias São Domingos e Renato Parente do Boqueirão, de Sobral, serão as contempladas.

Um total de 182 famílias de agricultores receberão ainda os certificados da entrega de quatro tanques de resfriamento de leite aos municípios de Sobral(1), Forquilha(2), e Santana do Acaraú(1). Um investimento de mais de R$ 53 mil.

A SDA está fortalecendo a bovinocultura de leite do Estado, implantando 120 tanques de resfriamento, que servem de apoio apoiando ao Programa Leite Fome Zero do Governo Federal. Além do equipamento, a Secretaria está distribuindo entre os pecuaristas kits de higienização de ordenha e kits de análise de leite. Segundo o secretário, o leite ainda é uma excelente alternativa de sistemas de produção auto-sustentáveis em regime de sequeiro na região semi-árida.

Para finalizar o pacote de benefícios, Amorim liberará a entrega de subsídios de incentivo ao Programa Biodiesel do Ceará para quatro produtores que estão cultivando oleaginosas. Cada um receberá um benefício de R$ 600,00, que corresponde a três hectares plantados. O Programa fortalece o negócio da agricultura familiar, através da exploração de oleaginosas, como a mamona, o girassol, o gergelim e o algodão. Desta forma, será possível garantir a implantação de uma nova matriz energética no Estado.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes(85) 9603.6508