SDA participa de Curso para Vigilantes da Água

24 de junho de 2010 - 16:48

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizará em Fortaleza, de 29 a 1º de julho, um curso para formação de multiplicadores na metodologia vigilantes da água – monitoramento bacteriológico. A capacitação objetiva instruir técnicos, gestores e agentes comunitários de saúde como multiplicadores em monitoramento participativpo da qualidade da água, visando sua implementação no Programa de Cisternas de Placa da SDA.

O curso, que contará com a participação da coordenadora do Programa de Cisternas da SDA, Mércia Sales, e de outros representantes da Secretaria, acontecerá na sede da Embrapa Agroindústria Tropical, no Pici. Além das palestras, haverá atividades práticas no Açude Santo Anastácio da Universidade Federal do Ceará (UFC).

PROGRAMA – Até o final de 2011, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Governo do Estado, pretende instalar 100 mil cisternas de placa no Ceará. A iniciativa, que conta com um investimento total de R$ 145 milhões, visa melhorar o acesso à água potável para a população rural de baixa renda, fortalecendo a convivência sustentável com o semi-árido e garantindo a segurança hídrica no campo.

As cisternas são construídas junto ao domicílio dos agricultores, o que permite a capacitação e o armazenamento da água das chuvas a partir do seu escoamento nos telhados das casas. O Programa beneficia famílias que não dispõem de fonte de água com boa qualidade e também conta com o apoio das prefeituras municipais e das associações comunitárias de trabalhadores rurais.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.78631