Técnicos da América Central visitam Área Livre de Mosca Branca no Ceará

23 de agosto de 2010 - 16:58

A área está localizada em sete municípios do Baixo Jaguaribe

No período de 25 a 27 de agosto, uma equipe de técnicos da América Central estará no Ceará para conhecer de perto a área livre de Mosca das Frutas (Anastrepha grandis), a única existente na América Latina.

A área, que está localizada em sete municípios do Baixo Jaguaribe (Aracati, Icapuí, Jaguaruana, Itaiçaba, Quixeré, Russas e Limoeiro do Norte), credencia o Estado a exportar melão, melancia e abóbora para os Estados Unidos, Europa e Argentina. Na manhã da quarta – feira (25), a partir das 8 horas, os visitantes se reúnem com o diretor de sanidade vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará(Adagri), Tito Carneiro, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em Fortaleza.

Os técnicos vêm a convite da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e da Biofábrica Moscamed Brasil, que produzem  machos estéreis de moscas das frutas utilizados para competir com os machos nativos e assim baixar os níveis populacionais de moscas das frutas nas áreas produtivas.

A Adagri, responsável pela manutenção do projeto, estará repassando toda experiência adquirida aos participantes. Somente no ano de 2009, o Ceará exportou 84,5 milhões de dólares de melão e melancia.