Casa Digital do Campo: o que é, como funciona e como requisitar uma

30 de agosto de 2010 - 15:10

São ferramentas de inclusão digital para pesquisa e construção de projetos para as comunidades do campo.

Executado pelo Instituto Agropolos,  o Projeto Casa Digital do Campo é um espaço público, gratuito, de gestão comunitária e voluntária que utiliza a ferramenta de inclusão digital para estudo, pesquisa e construção de projetos em benefício das comunidades do campo. Este exemplo de sucesso de empreendedrosimo social pode ser medido também pelo fato de as 15 Casas Digitais instaladas e em funcionamento manterem um blog, alimentado sistematicamente por suas comunidades.

Uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) em cooperação junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Projeto Casa Digital do Campo tem por objetivo geral mobilizar, através das ferramentas da informática, agricultores, familiares e professores para serem gestores do desenvolvimento de suas comunidades.

O processo  de educação e inclusão digital começa com um curso gratuito em gestão comunitária e informática básica de 80h/aulas, prioritariamente para moradores dos da zona rural. A partir daí cria -se uma rede de troca de experiências entre as comunidades do campo do Estado do Ceará, dentro de uma convivência das “Famílias das Casas Digitais do Campo” e também através dos blogs.

Além disso, o Projeto promove oportunidade de conhecimento e de ampliação de horizonte para a juventude que hoje tem dificuldade de permanecer na zona rural. Por ser um espaço gratuito de gestão comunitária voluntária, funciona como ambiente de troca e intercâmbio de aprendizagem, crescimento, convivência cotidiano e virtual, sem esquecer as oportunidades de trabalho para que as pessoas do campo passem  suas experiências de vida em comunidades rurais e conhecimento em informática contextualizado para outros moradores do campo.

Entre os critérios de seleção das comunidades que serão beneficiadas com o Projeto Casa Digital do Campo estão:

  • Comunidades localizadas em Território da Cidadania;
  • Ser da zona rural;
  • Possuir energia elétrica;
  • Estar organizada socialmente;
  • Possuir CNPJ;
  • Estar próxima de escola ou ser desenvolvido na comunidade atividade de educação do campo e/ou a existência de atividades em funcionamento local na área da Educação;
  • Ser indicado pelo colegiado dos Territórios da Cidadania.

O papel da comunidade no Projeto

A comunidade desempenha o papel principal no Projeto Casa Digital do Campo, pois é responsável pela  sustentabilidade e gestão comunitária autônoma da Casa Digital. Os compromissos a  serem assumidos pela comunidade desde a requisição de instalação e até seu funcionamento são:

  • Realizar a gestão comunitária da Casa Digital.
  • Compor um grupo de 40 candidatos a gestores comunitários e multiplicadores para manter a Casa funcionando, em regime de escala de quatro horas semanais de trabalho voluntário e repasse gratuito do conhecimento adquirido no Curso de Gestor Comunitário para novos moradores;
  • Disponibilizar o local de funcionamento da Casa Digital do Campo;
  • Reformar e fazer a instalação elétrica do prédio;
  • Realizar a segurança dos equipamentos;
  • Fazer a limpeza e manutenção preventiva dos equipamentos;
  • Ficar responsável pelo pagamento da energia elétrica;
  • Oferecer hospedagem por 11 dias à dupla de facilitadores na comunidade.

O Projeto Casa Digital propõe uma gestão comunitária independente, a cargo dos gestores capacitados no Curso de Gestor, que oferece vaga para 40 moradores da comunidade.

Durante os 11 dias de capacitação, os gestores em formação criam as normas de funcionamento da Casa Digital, regimento interno, elabora a escala de trabalho voluntário dos gestores e escolhe, entre os gestores em formação, um comitê gestor que irá acompanhar mais de perto as atividades cotidianas da casa digital em comum acordo com a diretoria da associação.

 

São condições necessárias do prédio que irá abrigar a Casa Digital:

  • Ser um espaço público;
  • Espaço próprio;
  • Área de 48 m2;
  • Entrada independente de outras instituições;
  • Telhado protegido de respingo e excesso de poeira;
  • Acessibilidade à cadeira de rodas;
  • Banheiro com acessibilidade à cadeira de rodas, de preferência logo na entrada do prédio;
  • Instalação de 15 entradas de energia elétrica;
  • Com janelas – se possível protegidas de chuva;
  • Ventiladores potentes de preferência fixos na parede.

Função do Gestor Comunitário

O gestor comunitário participa de uma escala de trabalho voluntário de duas horas semanais, no caso de trabalhadores, ou quatro horas por semana, se for estudante.

Os gestores são motivados pela formação continuada de cursos de capacitações gratuitos promovidos pelo projeto, pela participação na rede de comunicação das casas digitais e pela busca do desenvolvimento da sua comunidade. Há ainda a possibilidade de profissionalização como facilitador de futuras casas digitais.

Ideia Inspiradora

O Projeto Casa Digital é inspirado na proposta de trabalho coletivo do MDA com o INCRA e a Universidade Federal do Ceará (UFC), na busca da inclusão digital no meio rural, iniciada em 2004. Nesta ocasião o Laboratório de Multimeios da UFC foi o órgão executor da proposta denominada Centro Rural de Inclusão Digital (CRID) e realizou a capacitação do Assentamentos Santana no Município de Monsenhor Tabosa e do Assentamento Todos os Santos, em Canindé, que há seis anos mantém sua sustentabilidade com excelente desempenho.

O Assentamento Santana em 2010 aderiu ao projeto Casa Digital e alguns dos seus gestores foram contratados pelo Instituto Agropolos para colaborarem com facilitadores do Projeto Casa Digital do Campo nas diversas comunidades que o projeto está sendo implantado.

Interessados em  solicitar a instalação de uma Casa Digital em sua comunidade devem preencher o formulário abaixo e enviar para o e mail casadigitaldocampo@institutoagropolos.

Requerimento de Solicitacao

Veja lista dos blogs das 14 Casas Digitais do Campo:

Salitre – http://casadigitaldesalitre.blogspot.com

Assentamento ACOCI – http://casadigitalacoci.blogspot.com

Sítio Soledade – http://casadigitalsoledade.blogspot.com

Correntes – http://casadigitalcorrente.blogspot.com

Jamacaru – http://casadigitaljamacaru.blogspot.com

Assentamento 10 de Abril – http://assentamento10deabril.blogspot.com

Balseiros – http://casadigitalbalseiros.blogspot.com

Assentamento Santana – http://assentamentosantanamt.blogspot.com

Cachoeira Grande – http://casadigital-cachoeiragrande.blogspot.com

Escola Família Agrícola de Independência – http://casadigitalsantacruz.blogspot.com

Assentamento Mandacaru – http://casadigitalmandacaru.blogspot.com/

Tapuiará – http://casadigitaltapuiara.blogspot.com/

Catolé da Pista – http://casadigitalcatoledapista.blogspot.com

Tróia – http://casadigitaldetroia.blogspot.com

Curu-Paraipaba – http://casadigitalcuruparaipaba.blogspot.com

Fonte: Assessoria de Imprensa do Instituto Agropolos