SDA participa da 17ª Frutal

14 de setembro de 2010 - 17:21

A Feira prossegue até o próximo dia 16 e deve levar 38 mil pessoas ao Centro de Convenções do Ceará.

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, abriu oficialmente na noite de ontem (13), a 17ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria, que acontece até o próximo dia 16, em Fortaleza. Ele e o presidente do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, deram às boas vindas ao participantes de todo o Brasil e diversos países que vieram prestigiar um dos mais importantes eventos ligados ao agronegócio da América Latina, nos setores de flores e frutas, com base na sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Nesta edição, a Frutal está trazendo 220 especialistas palestrantes nacionais e internacionais, apresenta 320 estandes e deve reunir 38 mil pessoas no Centro de Convenções do Ceará. A expectativa dos organizadores é que  a Semana gere em torno de R$ 26 milhões em negócios. De acordo com Bringel, a Feira está fazendo história: “Nestes 17 anos, já recebemos 454 mil visitas e tivemos 211 trabalhos técnicos publicados”, revelou, acrescentando que, em 2010, o foco do evento é a formação profissional do produtor para superar adversidades climáticas.

Destacando o Ceará como o segundo maior exportador de frutas e o primeiro de rosas do Brasil, o Secretário Amorim falou sobre a ousadia e o empreendedorismo dos produtores cearenses. “Um evento desse porte, com essa visibilidade é a prova mais clara do que fatores como esforço, educação e investimentos são capazes de gerar. Mesmo com todas as dificuldades, o Estado com homens corajosos foi capaz de driblar e alcançar cifras assombrosas no que diz respeito a esses dois setores produtivos”, disse orgulhoso.

Após a solenidade de abertura, que contou com a presença de outras diversas autoridades como o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Francisco Zuza, do presidente do Instituto Agropolos do Ceará, Marcelo Pinheiro, do presidente da Ematerce, Itamar Teixeira, da superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maria Luíza Rufino, os anfitriões da Feira circularam por entre os pavilhões, visitando os estandes e conferindo os trabalhos. Dentre as instalações, encontra-se o espaço da SDA, que expõe os produtos dos agricultores familiares vindos do interior do Estado, num amplo espaço propício para negócios.

 

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631