Expoece 2010 supera expectativas

27 de setembro de 2010 - 15:40

Apesar do ano de estiagem e do perído eleitoral, o evento foi um sucesso.

Ao som da Banda Aviões de Forró, os criadores, expositores, tratadores, organizadores e milhares de visitantes se despediram, ontem (26), da 56ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece). Durante oito dias, cerca de 260 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza, onde puderam ver de perto os bovinos, caprinos, ovinos e equinos do mais alto padrão genético, oriundos dos estados do Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

Os participantes puderam conferir ainda atrações como a IV Feira da Agricultura Familiar, que trouxe para o evento os produtos produzido pelas comunidades rurais dos quatro cantos do Ceará. Uma grande variedade de artesanatos e iguarias como manteiga da terra, queijos, coalhada, mel de abelha fizeram a alegria dos saudosos do interior e da vida tranqüila no campo.

As já tradicionais casas de Farinha e Engenho continuaram chamando a atenção e sendo as instalações preferidas do público, que adora saborear a tapioca e o beijú feitos na hora, além do caldo de cana e a rapadura derretida servida na quenga do côco. A Minifazenda, o abatedouro de aves e o Pesque-Paque também reafirmaram o seu sucesso, assim como o concurso leiteiro e o desfile dos animais.

De acordo com os organizadores, a venda de animais, o grande número de financiamentos realizados através de instituições financeiras como o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), além da grande movimentação nos bares, restaurantes do evento, parque de diversões, bem como os grandes shows artísticos geraram um volume de negócios superior a R$ 10 milhões.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, a Expoece 2010 superou todas as expectativas iniciais. “A situação de estiagem intensa e o período eleitoral levou a crer que teríamos um evento fadado ao fracasso, mas contrariando a todas as previsões, a Expoece não se deixou abater e se manteve na classe de um dos maiores e melhores eventos do setor no Ceará. Estamos todos de parabéns”, declarou ontem a noite, durante o encerramento.

Assessoria de Comunicação – Jully Gomes (85) 3101.7631