Secretário Amorim entregou medidores do Programa Hora Sazonal no Cariri

8 de outubro de 2010 - 16:51

O Programa beneficia agricultores que praticam irrigação com isenção de ICMS e descontos de até 86% na tarifa de energia.

O Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Amorim, entregou 103 kits com medidores de energia do Programa Hora Sazonal para produtores da região do Cariri. O evento aconteceu na tarde de ontem (7) no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Crato. O Hora Sazonal beneficia agricultores que praticam irrigação com isenção de ICMS e descontos de 73% a 86% na tarifa de energia Elétrica.

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) adquiriu mais de 1000 kits do Programa, em parceria com a Companhia Energética do Ceará (Coelce). Os produtores contemplados com os equipamentos são beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e se cadastraram no site da SDA. Eles receberam o medidor e toda estrutura pronta para colocar nos postes de energia.

Amorim ressaltou a importância do investimento e falou das dificuldades enfrentadas para que o projeto chegasse ao estágio avançado em que se encontra. “Se investirmos em irrigação, nós vamos preservar matas ciliares, diminuir a área cultivada e aumentar a produção”, pontuou. O secretário pediu que os produtores aproveitassem ao máximo os benefícios dos kits e que procurassem ajuda da Ematerce e do Instituto Agropolos.

José Fernandes, do município de Farias Brito, foi um dos contemplados. Ele informou que cultivava um plantio de capim, mas parou devido aos custos elevados da irrigação, pois utilizava o motor à diesel. “Agora vou tocar meu negócio em frente”, afirmou em tom de alegria.

Crédito Fundiário- O secretário também entregou carta de crédito no valor de R$ 119.470,40 para quatro produtores da Associação de Produção Agroecológica Dorotéia Machado, na Fazenda Barra dos Lages, em Caririaçu. Bastante emocionada, a agricultora Aurilucia Borges falou das dificuldades para produzir e comercializar produtos orgânicos e agradeceu ao secretário e a todos que possibilitaram o acesso da Associação ao Projeto de Crédito Fundiário.

Assessoria de Comunicação da SDA – Cícero Lacerda (85) 3101.7631