Agricultores Familiares produzem 67 milhões de litros de leite por ano

14 de outubro de 2010 - 15:38

A produção é comercializada, de forma correta, saudável e direta aos laticínios.

No dia da Pecuária (14 de outubro), o Sistema Estadual de Agricultura destaca alguns números relevantes sobre a evolução do setor no Ceará. A Ematerce tem muito a ver com esse segmento econômico, pois presta assistência técnica pecuária, sobretudo a de gado leiteiro, a agricultores familiares de todo o Estado.

A bovinocultura leiteira é assistida pela Ematerce em 183 municípios cearenses, através dos 71 escritórios locais e postos de atendimento. São quase 18.000 agricultores familiares acompanhados pela Empresa, juntos eles criam 229.500 animais, que atingem uma produção anual 67 milhões de litros de leite. A pecuária abrange bovinos, caprinos, ovinos, equinos, bubalinos, suínos, asininos e abelhas.

Segundo o o assessor de bovinocultura de leite da Ematerce, Daniel Aguiar Camurça, visando colocar os agricultores familiares no mercado de venda de leite, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), por intermédio da Ematerce, já distribuiu, desde 2007, mais de 100 tanques de resfriamento de leite aos pecuaristas cearenses, cada um com capacidade volumétrica variando de 1.500 a 4.500 litros. De acordo com Camurça, esses tanques estão locados nas principais bacias leiteiras do Estado e em quase 60 municípios, por meio de 98 associações e grupos de produtores familiares.

“A produção dos agricultores é comercializada, de forma correta, saudável e direta aos laticínios, que, a cada 48 horas, podem buscar a produção de até 40 produtores ,em apenas um tanque, facilitando a logística de transporte”, revela o assessor. Além dos tanques de resfriamento de leite, também foram distribuídos kits de higienização de ordenha (iodo, caneca de fundo preto, frasco aplicador, reagente, CMT, papel toalhe e detergente) a mais de 1800 produtores e kits de análise de leite.

Para o ano de 2010, a Ematerce ministrará 12 cursos para técnicos, 20 cursos para agricultores familiares e  12 encontros sobre a higienização do leite. A ideia da SDA é capacitar os extensionistas e agricultores familiares e, assim, promover uma melhoria na produção de leite no Ceará.

 

Assessoria de Comunicação da Ematerce –  Antonio José de Oliveira