Ematerce promove Dia de Campo sobre Quintais Produtivos

21 de outubro de 2010 - 10:22

A Ematerce realizará hoje, às 8h, um Dia de Campo sobre Quintais Produtivos, no município de General Sampaio, na Fazenda Santo Izidro. O objetivo é contribuir para reduzir os riscos econômicos e sociais, que ocorrem,  em decorrência da instabilidade climática e outros fatores, além de incrementar a produtividade global da propriedade, garantir a segurança alimentar e  nutricional das famílias rurais.

Projeto Quintais Produtivos

Segundo o articulador da Rede Temática Metodologias Participativas, José Roberto Ribeiro, o Projeto Quintais Produtivos é um modelo de exploração, conduzido por agricultores familiares, em pequenas áreas definidas na unidade produtiva, que se caracterizam pelo cultivo irrigado e diversificado de espécies produtivas, agrícola ou pecuária e plantas medicinais, na mesma área, objetivando a melhoria do padrão alimentar e a geração de renda.

Outro modelo de exploração incentivado é o Sistema Agroflorestal que se refere à forma de uso da terra, onde se processa ampla interação, entre o cultivo de árvores, arbustos e explorações agrícolas ou pecuárias, resultando em um sistema de manejo de produção economicamente viável e ecologicamente sustentado. As experiências, conduzidas no momento, mostram a produção de hortaliças (cenoura, beterraba e outras), fruteiras(mamão, banana e outras), macaxeira e outras espécies vegetais.

A produção dos agricultores familiares está sendo destinada ao programa de aquisição de alimentos (PAA) do Governo Federal, cuja garantia de comercialização  estimula o aumento do número de comunidades envolvidas no processo.

O Projeto Quintais Produtivos visa, ainda, proporcionar o incremento da renda, estimular a experimentação e o espírito investigativo do agricultor familiar, promover a inclusão de gênero e  juventude, nas atividades econômicas e sociais, estimular a organização rural e a preservação do meio ambiente. No dia 3 de dezembro, será a vez do município de Quiterianópolis realizar o Dia de Campo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ematerce