Kits Horosazonais são entregues em Iguatu e Icó

25 de outubro de 2010 - 14:49

O objetivo é reduzir os custos com energia elétrica em até 73%, viabilizando a produção de pequenos produtores.

Reduzir os custos com energia elétrica em até 73%, viabilizando a produção de pequenos produtores que utilizam sistemas de irrigação em suas terras.  Esse é o objetivo do “Projeto Horosazonal – Energia mais barata para agricultura familiar”, criado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com a Companhia Energética do Ceará (Coelce), o Instituto Agropólos e Ematerce, que vem beneficiando agricultores familiares do Ceará.

Dando continuidade a distribuição dos kits, compostos de medidor, caixa de proteção e acessórios, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, distribuiu na última sexta-feira (22), no município de Iguatu, 78 kits para produtores dos municípios de Saboeiro, Cedro, Umari, Baixio, Ipaumirim, Jucás, Orós, Lavras da Mangabeira, Quixelô e Iguatu. No mesmo dia, o titular da SDA entregou mais 49 kits em Icó.

“Daqui a pouco cada um de vocês vai ver os resultados práticos desse projeto. Vocês irrigantes vão poder economizar, tornar a produção de vocês mais competitiva no mercado e produzir protegendo nossos rios. A instalação desses kits vai melhorar a capacidade de produção e a produtividade de todos”, frisou Amorim.

Para o agricultor José Guedes, do distrito Sítio Córrego, em Quixelô, o dinheiro que será economizado na conta de energia já tem destino certo. “O que eu economizar vou poder comprar mais adubo e ajudar a manter os equipamentos de irrigação da minha plantação de goiaba. Esse projetoé muito importante para a nossa sobrevivência”, destacou.

Assessoria de Comunicação SDA – Kélia Jácome (85) 3101.8137