Amorim se reúne com representante do Fida

1 de dezembro de 2010 - 11:38

O objetivo do Fida é criar condições para o desenvolvimento de atividades econômicas produtivas.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Antonio Amorim, se reuniu nesta terça-feira (30) com o Gerente de Operações do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Ivan Cossio Cortez, e com o coordenador de planejamento da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), Philipe Nottingham.  A reunião aconteceu na sede da Seplag, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora – Cambeba.
No encontro, Amorim e Nottingham apresentaram projetos que já são desenvolvidos pelo Estado na área da agricultura familiar e que podem ser fortalecidos com uma parceria entre o governo cearense e o Fida. “É um desafio muito grande que estamos fazendo a nós mesmos, que é investir na área de produção”, comentou Amorim. A iniciativa pretende oferecer assessoria e assistência técnica aos pequenos produtores para que o potencial das cadeias produtivas de cada região do Estado seja aproveitado e tal produção seja otimizada.
“O objetivo do Fida é criar condições para o desenvolvimento de atividades econômicas produtivas”, afirmou Ivan Cortez. A parceria Governo do Estado e Fida visa organizar e fortalecer associações comunitárias, bem como outras formas de organização para garantir o acesso do agricultor familiar às políticas públicas, promovendo assim, o desenvolvimento das comunidades. Após reunião na Seplag, o secretário Amorim e Ivan Cortez se reuniram com o governador Cid Gomes para discutirem sobre a parceria a ser firmada.

 

Ivan Cossio e representantes da SDA visitarão o Estado para fazer um breve mapeamento das dificuldades e conhecer as potencialidades de cada região. Feito isso, será definida a área e a forma de atuação do Fida, através da ação conjunta com o Governo do Ceará. O Fida é um órgão das Nações Unidas e atua no desenvolvimento de projetos para redução da pobreza rural através do melhoramento da produtividade agrícola.

Assessoria de Comunicação da SDA – Cícero Lacerda – Estagiário de Jornalismo