Teve início a maior festa do Nordeste Brasileiro

7 de dezembro de 2010 - 22:15

A 59ª Expocrato acontece até o próximo domingo(18) e já sacode toda a Região do Cariri

Começou na noite de ontem (11) a maior festa do Nordeste Brasileiro. A 59ª Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato) acontece até o próximo domingo e já sacode toda a Região do Cariri, que está recebendo visitantes de todo o Brasil. O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, o presidente da Comissão Gestora do evento, Francisco Moura Leitão, e o prefeito municipal do Crato, Samuel Araripe, deram as boas vindas aos visitantes e abriram a Exposição, que deverá movimentar mais de R$ 60 milhões em negócios.

De acordo com Araripe, a Expocrato é o motivo de maior orgulho de todos os cratenses. “Os conterrâneos que moram nos quatro cantos desse País escolhem o período da exposição para visitar a cidade e reencontrar a famílias e os amigos. É um período aguardado com bastante expectativa, porque além de movimentar a economia e trazer uma grande quantidade de divisas para o nosso Ceará, a festa se transforma numa grande confraternização”, destacou.

Bastante prestigiada, a solenidade de abertura contou ainda com as presenças do arcebispo do Crato, Dom Fernando Panico, do ex-governador e ex-deputado federal, Adauto Bezerra, da delegada federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maria Luíza Rufino, do presidente do Instituto Agropolos do Ceará, Marcelo Pinheiro, dentre outras autoridades. Juntas, elas hastearam as bandeiras postas à frente do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, dando início à exposição, que trouxe ao Município treze mil animais.

O presidente da Comissão Gestora falou sobre as quatro exposições nacionais de caprinos e ovinos, que trazem raças como Morada Nova e Somalis, e de bovinos, com  raças como Nelore, Pardo Suíço e Girolando. “Temos expositores de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte”, revelou.

Ele lembrou ainda que essa é a primeira Expocrato realizada após a mudança de classificação do Ceará junto ao Mapa com relação à febre aftosa, o Estado passou da zona de risco desconhecido da doença para a zona de risco médio. “Essa conquista histórica nos traz a possibilidade concreta e real de ultrapassarmos todos os números alcançados em 2009”, salientou.

O secretário Amorim encerrou os pronunciamentos da  noite. Ele ressaltou que o evento é uma excelente oportunidade para o Ceará mostrar as suas belezas, a sua culinária e artesanato, que são “riquíssimos”. “O nosso povo tem uma criatividade, uma disposição para trabalhar que supera qualquer crise, qualquer seca, e o empreendedorismo dos nossos agropecuaristas parte na frente. A cada ano, a qualidade dos produtos aumenta e, consequentemente, o consumidor se torna cada vez mais exigente”, disse, desejando uma excelente exposição  a todos, marcada pela paz e integração entre os participantes e visitantes.

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631