Programa Hora de Plantar chegou em Tauá

21 de dezembro de 2010 - 11:29

São mais de 315 toneladas de sementes das culturas de feijão, milho, sorgo, algodão, mamona e girassol.

O Programa Hora de Plantar chegou à Região dos Inhamuns. Na manhã de ontem (20), o secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, lançou oficialmente o Programa no município de Tauá, levando uma onda de alegria aos trabalhadores rurais de toda a Região, que darão início aos plantios das culturas ofertadas.

Amorim, o coordenador do Programa, Itamar Lemos, representantes da Ematerce e do Instituto Agropolos receberam dezenas de agricultores que lotaram o auditório do Parque da Cidade. Nos Inhamuns, serão beneficiados 8.300 produtores. Segundo Lemos, são mais de 315 toneladas de sementes das culturas de feijão, milho, sorgo, algodão, mamona e girassol. Também serão entregues 88 metros cúbicos de maniva de mandioca; 11.650 mudas de cajueiro; e 350 mil raquetes de palma. As sementes e mudas do Hora de Plantar são de elevado potencial genético, o que favorece o fortalecimento da agricultura familiar, aumentando produtividade e renda dos produtores rurais.

Na ocasião, houve ainda a assinatura do contrato para a aquisição de materiais elétrico, hidráulico e de rede de energia para irrigação do Perímetro Cachoeirinha, na comunidade Cachoeirinha do Pai Senhor, no município de Tauá. O contrato foi firmado entre o Governo do Estado e a empresa Arnóbio Araújo Vieira – ME, no valor de R$ 60.983,41.

De acordo com Amorim, no Ceará acabou a agonia de ver a água da chuva banhar a terra e ainda não ter a semente para plantar. “Agora tudo é feito em tempo hábil: quando o inverno chega o agricultor já está preparado”, disse.

O produtor Antônio Marcos comemorou bastante, “tem semente boa e em quantidade e se Deus quiser vamos ter um ótimo inverno aí pela frente, próximo ano vai ser farto”, projetou.

 

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631