Amorim reinaugura Laboratório de Sementes da SDA

29 de dezembro de 2010 - 11:55

Totalmente reformulado, o equipamento dispõe agora de muito mais espaço e estrutura .

O Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, reinaugurou, na manhã de hoje (29) o Laboratório de Análise de Sementes de Produção – LASP do Núcleo de Classificação Vegetal, Laboratórios, Sementes e Mudas (Nucla) da SDA. Totalmente reformulado, o equipamento dispõe agora de muito mais espaço e estrutura para que o trabalho criterioso de seleção e controle de qualidade dos produtos avaliados seja feito com o máximo de eficiência.

A solenidade contou ainda com as presenças do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, do Coordenador do Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Itamar Lemos, do Consultor Técnico , Marcus Vinícius Assunção, dentre outras autoridades.

Depois do descerramento da placa, os presentes percorreram e conheceram todas as novas salas amplas e arejadas do Lasp, onde ouviram as explicações do Professor Vinícius e acompanharam de perto os trabalhos de análise e de pureza física das amostras, exames de sementes nocivas, teste de germinação de arroz, gergelim, algodão, feijão, mamona, gergelim, sorgo e soja.

“Nossa responsabilidade é com a qualidade. O Ceará é pioneiro na política de produção de sementes para a agricultura familiar e pouca gente sabe disso”, destacou Amorim. O Núcleo de Classificação Vegetal da SDA realiza um trabalho importante para o controle da qualidade dos grãos e das hortaliças que chegam à mesa do cearense. Composto por 60 profissionais, entre químicos e engenheiros agrônomos, o setor avalia os produtos agrícolas importados e oriundos do mercado interno.

 

Assessoria de Comunicação da SDA – Jully Gomes (85) 3101.7631