SDA inaugura minifábrica de biocompostagem em Quixadá

31 de dezembro de 2010 - 13:36

O investimento de 120 mil reais contempla 80 famílias de agricultores da região.

Mais uma comunidade cearense foi beneficiada com uma minifábrica de adubo orgânico biotecnológico. Na última quarta-feira (29), foi a vez do assentamento Bonfim II, em Quixadá, receber a visita do secretário do Desenvolvimento Agrário, Antonio Amorim, que fez a inauguração da unidade de produção de adubo orgânico daquela comunidade.

“Vocês têm a disposição um equipamento que pode ajudar no aproveitamento e na otimização da produção. O grande desafio é fazer uma boa gestão dessa unidade”, ressaltou Amorim. O presidente do assentamento Bonfim II, José Airton, afirma que a minifábrica só vem aumentar a produtividade e que os agricultores já utilizarão o material produzido para adubar as plantações na safra de 2011.

A minifábrica do assentamento Bonfim II foi projetada para trabalhar com capacidade de processamento de 200 quilos de resíduos por dia, aproveitando material proveniente da poda de árvores que será feita semanalmente na sede do município. Toda produção do adubo orgânico será utilizada pelos agricultores cadastrados no Programa Biodiesel do Ceará, promovendo um aumento da produtividade de mamona e das culturas alimentares de milho e feijão, que farão parte do consórcio, gerando mais ocupação e renda.

O funcionamento do equipamento permitirá uma solução biotecnólogica, economicamente viável, socialmente responsável e ecologicamente correta para os os problemas dos resíduos gerados no município e região. Foram investidos R$120.000,00 beneficiando inicialmente 80 famílias de agricultores familiares que vivem na região.

Os agricultores do Bonfim II planejam produzir adubo, em primeiro instante, para utilização na comunidade, mas já planejam investir na produção para atender outros produtores de Quixadá e municípios vizinhos.


Cícero Lacerda – estagiário de jornalismo – Assessoria
de Comunicação SDA
(85) 3101-7631