Secretário Amorim assina ordem de serviço para projeto de irrigação em Jaguaribara

31 de dezembro de 2010 - 13:36

81 famílias serão beneficiadas com um investimento de R$ 6,9 milhões

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Amorim, assinou nesta sexta-feira (30), ordem para implantação do projeto de irrigação Curupati 2ª etapa, no município de Jaguaribara. A obra beneficiará 81 famílias reassentadas, que foram atingidas com a construção do açude Castanhão. Cada família receberá um lote de três hectares.

“Essas famílias agora terão oportunidade de lidar com novas tecnologias, partindo para novos meios de produção. Dessa forma, elas podem retirar bons produtos do solo e fazer bons negócios”, Afirmou o secretário Amorim.

Quem se mostrou bastante otimista com o projeto foi presidente da Associação Comunitária do Curupati (Ascoti), Vicente Ferreira. “Estávamos esperando essa melhoria e ela chegou. Agora vamos produzir mamão e goiaba, além de outras culturas”, projetou.

O Prefeito de Jaguaribara, Edvaldo Almeida, esteve presente no evento e agradeceu ao secretário Antonio Amorim pelo empenho da Secretária do Desenvolvimento Agrário (SDA) em lutar para que o projeto Curupati 2ª etapa saísse do papel e se tornasse realidade.

A implantação do sistema de irrigação Curupati 2ª etapa compreende uma área de 243 hectares, sendo 121,50 hectares por microaspersão e 121,50 hectares por gotejamento. A construção será executada pela construtora Engexata e tem um prazo de 150 dias para ficar pronta. Na obra, serão empregados cerca de R$ 6,9 milhões, sendo R$ 6,2 milhões do Governo Federal (BNDES) e R$ 700 mil do Governo do Estado do Ceará.

SAIBA MAIS – A segunda etapa do projeto de irrigação do Curupati é composta pelo sistema “off  Farm”, que é toda infraestrutura utilizada pelos 81 lotes, compreendendo  04 estações de bombeamento secundárias (EBS) e adutoras setoriais, e pelo sistema “on farm”, composto pela a infraestrutura dentro de cada lote familiar.

Cícero Lacerda – Estagiário de Jornalismo – Assessoria de Comunicação da SDA