Nelson Martins nomeado Secretário da SDA

4 de janeiro de 2011 - 10:02

Conheça o perfil do novo secretário.

José Nelson Martins de Sousa nasceu em 10 de abril de 1959, em Hidrolândia, na época distrito de Santa Quitéria. Ele é engenheiro agrônomo, bancário e filiado ao Partido dos Trabalhadores do Ceará, desde 1989. Nelson é casado e pai de três filhos. Ainda em Hidrolândia, trabalhou como professor de matemática e química. Na cidade, iniciou sua atuação política em associações de bairro e culturais.

Em Fortaleza, ingressou por concurso público no Banco do Brasil e foi eleito presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, por dois mandatos consecutivos. No Movimento Sindical, fortaleceu sua atuação política e se transformou numa das maiores lideranças do Estado não apenas na categoria bancária, mas no Movimento dos Trabalhadores.

A atuação de Nelson Martins no Movimento Sindical, o conduziu à Câmara Municipal de Fortaleza quando foi eleito, em 1996, com 4.912 votos e reeleito, em 2000, com 10.703 votos dos eleitores. Em 2002, concorreu pela primeira vez a uma cadeira na Assembléia Legislativa e foi eleito com 29.322 votos. Em 2006, foi eleito para o segundo mandato de Deputado Estadual, alcançado a expressiva votação de mais de 46 mil votos.

Em 2010, recebeu novamente o reconhecimento pelo seu trabalho na assembleia e foi reeleito, para o terceiro mandato com mais de 54 mil votos. Nelson também foi líder do governo estadual na assembleia, durante o primeiro mandato do governador Cid Gomes, intermediando reivindicações dos servidores públicos e trabalhando para a aprovação de projetos que acarretassem melhorias a população