Agricultores de Crateús começarão a receber sementes na próxima segunda (10)

6 de janeiro de 2011 - 15:46

Serão distribuídas 130 toneladas para 3.500 agricultores cadastrados

Os 3.500 agricultores do município de Crateús cadastrados no Programa Hora de Plantar começarão a receber as sementes na próxima segunda-feira, de acordo com a estratégia de distribuição que está sendo montada pelo escritório regional da Ematerce), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crateús (STTR) e Secretaria Municipal de Agricultura.

Representantes das referidas instituições estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (05) discutindo a melhor forma de distribuição das 130 toneladas de sementes que estão armazenadas na Ematerce de Crateus. A Câmara Municipal também participou do encontro, representada pelo vice-presidente da Comissão de Agricultura, vereador Lourenço Torres.

“Nesta reunião discutimos e informamos sobre a melhor maneira de distribuição com as entidades ligadas à agricultura. Não temos informações ainda sobre chuvas, mas é importante que o agricultor esteja preparado com as sementes em casa para, na hora que chover, ele plantar”, salienta o coordenador do escritório regional da Ematerce, Wilson Mourão.

Milho, feijão, mamona, girassol e sorgo compõem a oferta de sementes para os agricultores de Crateús. Serão distribuídas na Rua Professor Lisboa Rodrigues, 1.482, Bairro Fátima II. Para receber as sementes, os agricultores devem portar documento de identificação (CPF ou RG), além da Declaração de Aptidão (DAP, conhecida como a “Certidão do Produtor”) e o boleto das sementes de 2010.

“Nos Municípios de Novo Oriente e Ipaporanga a distribuição deverá iniciar também na segunda-feira”, adianta o coordenador. No primeiro ocorrerá a distribuição de 120 toneladas de sementes, enquanto que em Ipaporanga serão distribuídas 35 toneladas.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crateús, Antônio Ximenes, a entrega das sementes selecionadas do Programa Hora de Plantar estará sendo feita no momento oportuno. “A distribuição será na hora certa. Os agricultores estão procurando muito e agora a entrega está sendo feita certa, no início do ano. Anteriormente, quando a gente recebia as sementes, já tinha chovido e passado da hora”, comemora. Sobre a reunião, mostra também a sua satisfação. “Com a reunião, estamos nos organizando junto com a Ematerce para a distribuição das sementes e achamos importante que sejam distribuídos por região”, diz.

Segundo o coordenador do Programa Hora de Plantar no estado, Itamar Lemos, todos os escritórios do Estado estão abastecidos com as sementes do programa, que este ano totalizam 4.200 toneladas. Constam ainda na distribuição 615 mil mudas de caju anão, 4,5 milhões de raquetes de palma, além de 43 mil mudas de outras frutas.
“As sementes estão nos armazéns regionais, os técnicos foram todos capacitados e estão distribuindo de acordo com o momento certo em cada região”, aponta.

No Cariri, segundo ele, a distribuição já está se encerrando. Nas outras regiões estão em andamento ou iniciando, como é o caso de Tauá e Crateús. “A nossa meta é que até o dia 15 de janeiro estejam todas entregues aos agricultores”.

* matéria publicada na edição de 06/01/11 no caderno Regional do jornal Diário do Nordeste