SDA promove oficina com comunidades quilombolas

7 de janeiro de 2011 - 11:46

O objetivo é identificar os desafios e as potencialidades das comunidades assistidas.

A Coordenadoria de Programas e Projetos Sociais (Coppe) da SDA realizará  oficina com integrantes do projeto Protagonismo Quilombola no Ceará. O encontro acontece, em Fortaleza, nos próximos dias 10 e 11 e objetiva identificar os desafios e as potencialidades das comunidades quilombolas assistidas.  A partir de então, planejar  ações de assistência técnica inovadora, visando o acesso desses povos a diversas políticas públicas vigentes.

“Essas medidas visam elevar a autoestima dessa gente que teve seus direitos negados por muito tempo”, comenta Helena Araújo, responsável pelas ações do Projeto Protagonismo Quilombola na SDA. As atividades serão realizadas em parceria com a Comissão Estadual dos Quilombolas Rurais do Ceará (Cequirce). No encontro, estarão presente treze comunidades de sete municípios para discutir projetos que já estão em andamento.

Construção de centros de multi-uso, implantação de centros comunitários digitais e assistência técnica na elaboração de planos, preparação de propostas e treinamentos de monitores locais, serão alguns dos itens discutidos. Na ocasião, serão escolhidos um consultor e e três técnicos, que acompanharão as comunidades por um período de nove meses.

Saiba Mais – Os recursos para a Promoção do Protagonismo Quilombola provém de doação feita pelo governo japonês e são coordenados pelo Banco Mundial. A SDA participa da elaboração e da execução dos projetos nas comunidades.

SEVIÇO: A oficina será realizada no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, que fica na Rua Paulo Firmeza, 445, bairro São João do Tauape- Fortaleza.

Assessoria de Comunicação da SDA – Cícero Lacerda ( Estagiário de Jornalismo)