SDA intermedia visita de assentados à indústria Nutrilite

14 de janeiro de 2011 - 16:45

Agricultores familiares produzirão acerola orgânica para empresa exportadora

Quarenta agricultores do Assentamento Alagamar, no município de Jaguaribara, visitaram nesta quinta-feira (13) a fábrica Nutrilite, de beneficiamento de acerola orgânica, no município de Ubajara, na Serra da Ibiapaba. A visita foi intermediada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, com o objetivo de auxiliar os agricultores a produzirem acerola e venderem a produção para a Nutrilite.

Segundo o coordenador de Compras de Frutas dos Projetos de Parceria da Nutrilite, Alexsander Fernandes, a empresa utiliza matéria-prima de 1.682 hectares. Desse total, 215 hectares são da própria empresa e o restante é de responsabilidade de 12 projetos, distribuidos no Ceará, Piauí e Maranhão. “Compramos 15 milhões de quilos de acerola por ano. Temos a capacidade de chegar a 30 milhões de quilos. Hoje, só na Serra da Ibiapaba, 53 produtores produzem em 169 hectares. Até 2013, esse número vai chegar a 250 hectares”, afirmou o coordenador.

Para o secretário-adjunto do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, a parceria entre a indústria e os assentados representa um marco para os agricultores familiares. “Significa uma virada para o Alagamar. Vamos presenciar a geração de emprego e renda na comunidade. Mas para isso, é preciso que as pessoas tenham espírito empreendedor”, frisou Amorim.

O presidente da Associação dos Moradores do Alagamar, Francisco José Almeida, concorda. “Estamos dando um passo muito importante. Já tínhamos a ideia de trabalhar com agricultura orgânica e a partir daí conversamos com os técnicos da SDA. Essa parceria vai nos trazer uma melhoria de vida muito grande”, prevê Almeida.

Os assentados do Alagamar recebem assistência técnica do Instituto Agropolos e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e passarão por capacitação da Nutrilite.

SOBRE A NUTRILE – A Nutrilite existe há 75 anos e  produz 17 produtos concentrados de vitamina C a partir da acerola. A produção é exportada para 152 países, principalmente os Estados Unidos e países da Europa. A fábrica em Ubajara existe há 12 anos e é a única unidade no Brasil.

 

Kélia Jácome – Assessoria de Comunicação da SDA – (85) 3101.8137