BNB e SDA ampliam parcerias

20 de janeiro de 2011 - 10:58

Algumas das ações serão no Pronaf- Semiárido, na regularização fundiária e na difusão tecnológica

 

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Banco do Nordeste (BNB) se reuniram para discutir a ampliação da parceria, entre as duas entidades, na liberação de crédito para projetos. No BNB Passaré, ontem quarta-feira (19), foi definido como e onde o Banco pode atuar, com a secretaria, beneficiando o agricultor familiar.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o secretário adjunto, Antônio Amorim e os coordenadores da SDA explicaram os programas que a ação conjunta potencializaria os investimentos e os resultados. Segundo José Rubens, Superintendente de Políticas de Desenvolvimento, o Banco pretende formar parcerias no Pronaf– Semiárido (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), na difusão tecnológica, na regularização fundiária e nas atividades econômicas priorizadas.

A atuação no BNB seria na identificação do público-alvo, nas condições de crédito e na orientação dos agricultores, com palestras sobre as linhas e processos de crédito. Além disso, implementar inovações tecnológicos, auxiliar no processo de documentação da terra, fortalecer as rede de negócios e articular ações complementares ao crédito também seriam metas da instituição financeira.

Para o superintendente do BNB, José Rubens, o Banco deseja otimizar a relação com a secretaria. “Com parcerias podemos qualificar o atendimento, permitindo que as ações aconteçam de forma eficaz e econômica”, explicou. De acordo com o secretário, Nelson Martins, o importante é definir as prioridades, pois as ações se complementam e há disposição do Governo Estadual e da SDA. Na sua opinião “o objetivo é combinar as ações de desenvolvimento social e extensão rural com crédito para o agricultor familiar”.

Como resultado da reunião, foi marcada para a próxima semana a apresentação dos projetos prioritárias, tanto da SDA quanto do BNB. As propostas também vão considerar as principais demandas reivindicadas pelas entidades representativas dos agricultores.

Assessoria de Comunicação da SDA – Munique Freitas (3101.8007)