Funceme divulga prognóstico para quadra chuvosa no Ceará

20 de janeiro de 2011 - 09:20

A previsão é de 40% de probabilidade de chuvas dentro da média histórica do Estado

Durante coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (19), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou o prognóstico oficial da quadra chuvosa (entre os meses de fevereiro e maio) para o Ceará em 2011.

Segundo especialistas da Funceme, as probabilidades de chuvas no Estado são: 40% na média histórica, 35% acima da média, e 25% abaixo da média. Em 2010 o acúmulo pluviométrico no período analisado foi de 849,7 milímetros.

Estiveram presentes o gerente do Departamento de Meteorologia da Funceme, Antônio Geraldo Ferreira, e representantes de órgãos diretamente interessados no prognóstico, como Defesa Civil, Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

O documento oficial com o prognóstico foi elaborado durante o XIII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, que conta com a participação de meteorologistas dos nove estados nordestinos, de instituições nacionais e internacionais, todos com o objetivo de fazer a previsão do clima no Nordeste para os próximos meses.

 

Fonte: Portal Verdes Mares – www.verdesmares.com.br