Inauguração do Parque da Exponorte está prevista para junho

3 de fevereiro de 2011 - 16:27

O parque atenderá mais de 64 municípios e poderá receber 30 mil visitantes por dia

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, visitará a obra do Parque de Exposições da Exponorte em Sobral nesta sexta-feira (04). Ele verificará o andamento da obra, que iniciou em dezembro de 2009, com a presença do superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Quintino Vieira, e do Coordenador da Pecuária da SDA, Augusto Souza.

O Parque de Exposições da Exponorte terá oito pavilhões para bovinos e ovinocaprinos, e um para equinos. Também contará com pista e arquibancada para vaquejada, currais para animais, centro administrativo, prédio de apoio técnico, centro de eventos, restaurante, picadeiros e instalações para estandes da agricultura familiar. Na 2 ° etapa da obra, após uma nova licitação, será anexado pesque & pague, parque com bosque/fazendinha e prédio da Ematerce.

A Exponorte terá capacidade de receber 30 mil pessoas por dia e 200 expositores, com 700 bovinos, 500 ovinocaprinos e 30 equinos, em pavilhões de animais de elite. Além disso, terá currais que abrigarão os animais de feira, de menor padrão genético, totalizando 3 mil animais. Foi investido R$ 23 milhões na obra que está com 80% do cronograma em execução.

Segundo Augusto Souza, coordenador da SDA, serão beneficiados 64 municípios nas regiões de Sobral, Extremo Norte, Ibiapaba e parte das regiões dos Inhamuns, Curu, Itapipoca, Itapagé e Irauçuba. “Além disso, atenderá municípios interestaduais, recebendo produtores dos estados vizinhos, principalmente, Piauí e Maranhão”, afirmou. A previsão de entrega é de junho de 2011, sendo o primeiro evento de exposição de animais previsto para o mês seguinte.

Assessoria de Comunicação SDA- Munique Freitas (85) 3101.8105